Memory Remains

Memory Remains: Arch Eneny – 23 anos de “Wages of Sin” e a estreia demolidora de Angela Gossow

25 de abril de 2024


O ano de 2001 foi marcado pelos atentados terroristas praticados pela organização Al-Qaeda contra os Estados Unidos em 11 de setembro, que atingiram sobretudo as torres gêmeas, a honra dos estadunidenses e provocaram medo e tensão em todo o globo. Mas cinco meses antes, em 25 de abril, o Arch Enemy causava um caos sonoro com o lançamento de “Wages of Sin“. Este petardo é o tema do nosso Memory Remains desta quinta-feira, dia de TBT.

Importante frisar que a data refere-se ao lançamento no Japão, onde o play foi lançado no ano de 2001, via Toy’s Factory, selo japonês que distribuiu o álbum por lá. No resto do mundo, nosso aniversariante do dia foi lançado em 18 de março de 2002, via Century Media Records. Então, estamos respeitando a primeira data de lançamento.

Wages of Sin” é um marco histórico na carreira da banda, pois é a partir deste álbum que o Arch Enemy se tornou grande. E tudo por uma razão fundamental: no ano de 2000,, o vocalista Johan Liiva foi demitido por Michael Amott, o líder da banda, pois este entendia que a banda precisava de um vocalista com mais dinamismo. E para o seu lugar, ele acabou recrutando uma jornalista alemã que havia o entrevistado e lhe entregue uma fita demo, anos antes. Uma loira charmosa e com um talento vocal impressionante. Assim o mundo conheceu Angela Nathalie Gossow.

A própria Angela conta em entrevista que entregou a fita para Amott sem muitas esperanças e que quando ele a convidou para fazer o teste, ela nem sequer pensou duas vezes. Aprovada com êxito, o Arch Enemy ia na contramão das bandas daquele período que apostavam em mulheres com vocais líricos e sonoridade mais melódica. Aqui, a moça iria explorar seu gutural potente, aliada ao som técnico, pesado e por vezes melódico. Deu tão certo que a banda segue como referência do estilo até os dias atuais.

Com nova frontwoman, a banda retornou ao Studio Fredman, em Gotemburgo, Suécia, durante o mês de dezembro do ano 2000, novamente na companhia do produtor Fredrik Nordstörm. Desta vez, o responsável pela mixagem e masterização foi o mago Andy Sneap, o que fez uma completa diferença no produto final. Ele realizou este trampo no Backstage Studios, em Londres, no mês de janeiro de 2001. Uma curiosidade acerca do aniversariante do dia é que ele foi o primeiro que a dupla de guitarristas, Michael e Cristopher Amott usou a afinação baixa, dois tons abaixo, tocando em Dó.

Bolacha rolando e após 48 minutos e onze faixas, a sensação é de que fomos atropelados por um comboio de caminhões, tamanho o estado bruto do material apresentado pela banda, que ganharia mais relevância, se tornando junto com o Nevermore, os tesouros da Century Media e também como as bandas mais notáveis daquele momento. “Wages of Sin” trouxe alguns clássicos do início do milênio para o Heavy Metal, como “Eneny Within“, “Ravenous“, “Savage Messiah“, “Web of Lies” e “Behind the Smile“. Era o início de uma era dourada para a banda e também para o Heavy Metal moderno, que trazia novas bandas à tona.

O álbum recebeu críticas positivas da imprensa e todos elogiaram a performance da novata Angela. O público também reagiu de maneira muito positiva e por isso “Wages of Sin” é considerado por muitos como o melhor álbum do Arch Eneny. De fato é um álbum muito bom, bem tocado, com produção caprichada e que fez o Arch Eneny começar a se tornar o gigante que é atualmente. Infelizmente o álbum não entrou nas paradas de sucesso, mas ganhou da revista Burn!, o prêmio de Melhor Álbum daquele ano.

A primeira prensagem do álbum veio com um CD bônus, intitulado “Collection of Rare & Unreleased Songs from the Arch Enemy Vault“, que traz versões covers para músicas do Judas Priest (“Starbreaker“), Iron Maiden (“Aces High“), Europe (“Sxream of Anger“), além de versões ao vivo, todas as músicas na voz do antigo vocalista Johan Liiva.

A fase com Angela nos vocais foi dourada, e “Wages of Sin” era apenas o ponto de partida. Anos mais tarde, ela daria lugar para Alissa-White Gluz e trocou os palcos pela gerência da banda. Faz muita falta. Vamos celebrar este baita disco que vai envelhecendo melhor a cada ano que passa. A banda segue em atividade, agora não mais com o guitarrista Jeff Loomis, o que, convenhamos, para ele é lucro, pois ele era apenas um coadjuvante ali. O álbum mais recente da banda, “Deceivers” não é dos melhores, mas o que foi feito no nosso homenageado do dia é digno de ser celebrado.

Wages of Sin – Arch Enemy
Data de lançamento – 25/04/2001
Gravadora – Century Media

Faixas:
01 – Enemy Within
02 – Burning Angel
03 – Heart of Darkness
04 – Ravenous
05 – Savage Messiah
06 – Dead Bury Their Dead
07 – Web of Lies
08 – The First Deadly Sin
09 – Behind the Smile
10 – Snow Bound
11 – Shadows and Dust
12 – Lament of Mortal Soul (bônus track)

Formação:
Angela Gossow – vocal
Michael Amott – guitarra
Cristopher Amott guitarra
Sharlee D’Angelo – baixo
Daniel Erlandsson bateria

Participação especial:
Per Wiberg – teclado/ piano/mellotron