Há 32 anos, em 10 de agosto de 1993, o Benediction lançava “Transcend the Rubicon“, o terceiro álbum e muito provavelmente o grande clássico deste quinteto de Birmingham, mesma cidade de uns certos Tony Iommi, Ozzy Osbourne, Geezer Butler e Bill Ward. Esse é o tema do nosso Memory Remains deste domingo.
Exatamente um ano após o lançamento do seu antecessor, “The Grand Leveller”, em outubro de 1992, a banda entrou no “Rhythm Studios” para a gravação deste clássico. Produzido por Paul Johnson com a própria banda atuando na co-produção, a exemplo do disco anterior.
O álbum marca a entrada do baixista Frank Healy em lugar de Paul Adams e também é o último com o baterista Ian Treacy, que depois seria substituído por Neil Hutton. E mostra a dupla de guitarristas Darren Brooks e Peter Rew completamente afiados e destilando peso e técnica de forma absurda.
A arte da capa merece um destaque especial, pois é caprichadíssima e tem a assinatura do artista britânico Dan Seagrave. Ele que antes havia feito capas de bandas como Dismember, Entombed, Hypocrisy, Malevolent Creation, Morbid Angel e Suffocation, fez em “Transcend the Rubicon” seu único trabalho com o Benediction. Recentemente, ele foi o responsável pela capa do álbum “A Mass to Grotesque“, do The Troops of Doom.
O álbum é composto por nove petardos e tem duração de 37 minutos. Os destaques ficam por conta de musicas como “Unfound Mortallity“, “Parados Alley“, “Violent Domain“, “Bleakhouse” e “Blood for Stone“. É um álbum de altíssima qualidade, que alterna riffs extremamente técnicos com partes mais rápidas e agressivas.
Depois de findada a audição, temos a sensação de que submetemos nossos ouvidos a um massacre sonoro, estamos diante dos de um verdadeiro clássico do Death Metal mundial. Indo contra a tendência das bandas de Heavy Metal na década de 1990, o Benediction manteve-se fiel à sua sonoridade pesada e brutal.
Apesar de ser bem aceito entre os fãs da banda, nosso aniversariante não costuma ser tão lembrado nos shows que a banda costuma tocar. Atualmente, apenas a faixa “Violent Domain” aparece esporadicamente nas apresentações da banda.
Este álbum é merecedor de todas as comemorações na presente data. Hoje é dia de celebrar mais um aniversário desta pedra preciosa, escutando-o no volume máximo. Para nossa Felicidade o Benediction está na ativa, e o melhor, com seu vocalista Dave Ingram de volta e com o mais recente lançamento, o poderoso “Ravage of Empires“. Vamos torcer por um novo retorno do Benê ao Brasil, o que não ocorre desde o ano de 2023, no Summer Breeze Brasil.
Transcend the Rubicon – Benediction
Data de lançamento – 10/08/1993
Gravadora – Nuclear Blast
Faixas:
01 – Unfound Mortality
02 – Nightfear
03 – Paradox Alley
04 – I Bow to None
05 – Painted Skulls
06 – Violation Domain
07 – Face Without Soul
08 – Bleakhouse
09 – Blood From Stone
Formação:
Dave Ingram – vocal
Darren Brooks – guitarra
Peter Rew – guitarra
Frank Healy – baixo
Ian Treacy – bateria