Memory Remains

Memory Remains: Blaze Bayley – 20 anos de “Blood & Belief” e as histórias de superação do frontman

26 de abril de 2024


Há 20 anos, em 26 de abril de 2004, Blaze Bayley lançava o terceiro álbum de sua carreira solo, depois da saída do Iron Maiden. “Blood & Belief” é o tema do nosso Memory Remains desta sexta-feira e se você não estiver acompanhando o primeiro dia da edição de 2024 do Summer Breeze Brasil, venha conosco.

Esse é o primeiro álbum a não contar com o baterista Jeff Singer e o baixista Rob Naylor. Eles saíram logo após o lançamento do álbum ao vivo “As Live as It Gets“. Para este álbum, Blaze optou por convidar o baterista Jason Bowld e o baixista Wayne Banks. Assim sendo, a banda retornou ao “Backstage Studios”, em Ripley, Inglaterra, mesmo lugar onde Blaze gravou seus dois álbuns anteriores, “Silicon Messiah” e “Tenth Dimension“. Eles permaneceram por lá entre o final de 2003 e o início de 2004 e mais uma vez, o produtor foi o excelente Andy Sneap.

Se nós primeiros dois álbuns, Blaze explorava temas científicos para escrever suas canções, desta vez, Blaze passou a abordar questões pessoais. Aqui em “Blood & Belief“, ele fala sobre as dificuldades que ele havia enfrentado pouco tempo antes: separação de sua esposa, demissão de músicos, e ele conta nas letras como lidou e superou as adversidades. Blaze é um sujeito batalhador e que merece todo o sucesso e notoriedade que conquistou. Chega a ser covardia o que fizeram com ele em seus tempos de Iron Maiden.

O álbum mostra que a afirmação que fizemos ao final do último parágrafo faz total sentido: “Blood & Belief” é um álbum sólido, pesado e aí os méritos são não só para Blaze, mas também para o produtor Andy Sneap, que sabe tirar o melhor das bandas que produz. Esse álbum e os trabalhos com Nevermore e Arch Eneny são provas disso. O álbum possui dez faixas e 51 minutos de duração. Os grandes destaques são as faixas “Alive“, “Ten Seconds“, “Will to Win“, “Soundtrack of my Life” e a faixa-título.

Mas nem tudo foram flores. A história de superação de Blaze é fantástica, mas logo logo ele estava com novos problemas. Em julho de 2005, depois de alguns shows, todos os integrantes saíram da banda, fazendo com que ele recomeçasse tudo do zero mais uma vez. Na época, ele não se apresentava como cantor solo, usava seu nome para batizar também a banda. Com a saída de todos, ele passou a usar o nome Blaze Bayley para lançar seus álbuns. Antes disso, a formação ainda se reuniu na casa de Blaze para gravar o videoclipe da música “Hollow Head“. Blaze não lançou nenhum single para esse álbum.

Apesar das dificuldades, Blaze seguiu lançando ótimos álbuns. Ano passado ele passou por maus bocados, teve um ataque cardíaco, que quase fez com que ele nos deixasse. Felizmente ele se recuperou e acaba de lançar outro excelente álbum, “Circle of Stone“. Hoje é dia de celebrar esse “Blood & Belief“, que pode servir como uma espécie de auto-ajuda. Que Blaze siga com a saúde firme, lançando álbuns e fazendo a alegria dos headbangers do mundo inteiro.

Blood & Belief – Blaze Bayley 

Data de lançamento – 26/04/2004

Gravadora – Steamhammer

 

Faixas:

01 – Alive

02 – Ten Seconds 

03 – Blood and Belief 

04 – Life and Death 

05 – Tearing Yourself to Pieces

06 – Hollow Head 

07 – Will to Win 

08 – Regret

09 – The Path and the Way 

10 – Soundtrack of My Life

 

Formação:

Blaze Bayley – vocal

John Slater – guitarra

Steve Wray – guitarra

 

Participações especiais:

Wayne Banks – baixo

Jason Bowld – bateria