Memory Remains

Memory Remains: Death – 37 anos de “Scream Bloody Gore”, um dos primeiros álbuns de Death Metal da história

25 de maio de 2024


Há 37 anos, em 25 de maio de 1987, o Death lançava “Scream Bloody Gore“, seu álbum de estreia e que vai ser assunto aqui no nosso Memory Remains deste sábado.

Para contar a história do deubt album do Death, nós precisamos voltar alguns anos na linha do tempo, mais precisamente 4 anos antes, quando Chuck Schundiler e o guitarrista Rick Rozz se juntaram ao baterista Barney Lee e formaram uma banda chamada Mantas, o embrião do Death. Eles gravaram a demo “Death by Metal” em 1984 e mesmo com algum sucesso, a banda acabou se separando. E Chuck falou sobre esse final da banda.

“Muitas pessoas nos subestimaram, nós recebemos um monte de m**** da cena de bandas locais; todas as bandas dos arredores (Orlando) acharam que nós eramos pura m****. Nós eramos barulhentos naquela época, mas estávamos colocando pra fora death metal bruto, era muito para a compreensão das pessoas.”

Mas a separação não durou muito tempo e logo logo os três estavam reunidos novamente, agora sob o nome Death e começaram a compor músicas rápidas e pesadas, acabando por lançar a demo “Reign of Terror“, que lhes deu alguma notoriedade na cena underground da Flórida. Após realizarem muitas apresentações em bares locais, a banda assinou com o selo Combat Records e Chuck começava a trabalhar no aniversariante do dia.

Só que neste período já começava a interminável troca de integrantes no Death, sobretudo no posto de bateria. Em 1985, Barney Lee já tinha pulado fora definitivamente. Eric Brecht entrou em seu lugar, mas nem esquentou muito, até que o baterista Chris Reifert chegou e foi quem gravou o play, mas também saiu logo depois de concluídas as gravações. Rick Rozz também saiu às vésperas das gravações se iniciarem. Assim sendo, a banda se reuniu a um dueto e assim eles foram para o Music Grinder, em Los Angeles, onde ficaram durante todo o mês de novembro de 1986. Na produção, Randy Burns, que já carregava consigo dois grandes clássicos: “Seven Churches“, do Possessed e “Peace Sells… But Who’s Buying?!“, do Megadeth.

Chuck Schundiler se revelou um devorador de filmes de terror e mais da metade das músicas contidas aqui foram inspiradas neste gênero do cinema: “Zombie Ritual” foi inspirado no filme Zombie 2 de 1979, dirigido pelo diretor italiano Lucio Fulci. “Regurgitated Guts” foi inspirado no filme de Fulci, City of the Living Dead (também conhecido como “The Gates of Hell“). “Torn to Pieces” foi inspirado no filme “Cannibal Ferox” de 1981 (também conhecido como “Make Them Die Slowly“), dirigido pelo diretor italiano Umberto Lenzi. “Evil Dead” foi inspirado no filme de 1981 “The Evil Dead“, dirigido por Sam Raimi. “Scream Bloody Gore” foi inspirada no filme “Re-Animator“, de 1985 (também conhecido como “H. P. Lovecraft’s Re-Animator“) de Stuart Gordon. “Beyond the Unholy Grave” foi influenciado pelo filme de 1981 “The Beyond” (também dirigido por Fulci.

Mais algumas curiosidades: a música “Sacrifical” foi originalmente batizada de “Sacrifical Cunt“, mas a gravadora orientou Chuck que mudasse ou abreviasse o nome, para que o álbum não recebesse aquele selo cretino de aviso aos pais, da PMRC. Embora o guitarrista John Hand esteja creditado como guitarrista e sua foto estampada no encarte, ele só entrou na banda depois que as gravações já haviam sido concluídas.

O play tem dez canções, com duração bem curta: apenas 37 minutos e traz uma banda extremamente rápida, pesada e agressiva, também já com um esboço do virtuosismo pelo qual o Death seria reconhecido. Músicas como “Zombie Ritual” e “Baptized in Blood” são grandes clássicos até hoje reconhecidos do Death Metal em geral. “Scream Bloody Gore” é apontado por muitos como o primeiro disco de Death Metal da história, apesar de não haver um consenso, uma vez que o já citado “Seven Churches” é indicado por alguns como a pedra fundamental da vertente. Independente de ter sido o primeiro ou o segundo, o fato é que nosso aniversariante do dia influenciou todos os que surgiram depois. O álbum apareceu na “Billboard 200“, na 174ª posição.

Era o pontapé inicial de uma das maiores bandas de Death Metal. Infelizmente, o rótulo de cult não foi o suficiente para render dinheiro à Chuck, que no ano 2000 precisou de ajuda financeira que veio do mundo todo para ajudá-lo no tratamento do câncer no cérebro. Chuck lutou, mas perdeu a batalha para uma pneumonia, no dia 13 de dezembro de 2001. Antes, ele escreveu seu nome na história da música pesada. Hoje é dia de celebrar não só o aniversário deste play, que se aproxima dos 40 anos com um corpo de 20, mas vamos também celebrar a vida e obra desta fera. Pois lendas não morrem!

Scream Bloody Gore – Death

Data de lançamento – 25/05/1987

Gravadora – Combat Records

 

Faixas:

01 – Infernal Death

02 – Zombie Ritual

03 – Denial of Life

04 – Sacrificial

05 – Mutilation

06 – Regurgitated Guts

07 – Baptized in Blood

08 – Torn to Pieces

09 – Evil Dead

10 – Scream Bloody Gore

 

Formação:

Chuck Schundiler – vocal/ guitarra/ baixo

Chris Reifert – bateria

 

Participação especial:

Randy Burns – percussão