Há 17 anos, em 23 de janeiro de 2009, Doro Pesch lançava “Fear no Evil”, o décimo primeiro álbum da nossa Metal Queen, e que é tema do nosso Memory Remains desta sexta-feira, que fará uma ode a uma das vozes femininas mais marcantes da música pesada.
Neste momento, a frontwoman estava em um momento marcante e sua carreira. Um ano antes, ela havia comemorado 25 anos de atividades no mundo da música, o que incluiu uma histórica apresentação, ocorrida na cidade de Dusseldorf, na Alemanha, em 13 de dezembro, para uma platéia de 9000 pessoas, que prestaram uma justa homenagem para voz feminina que melhor representa o Heavy Metal. Esta apresentação contou com uma enorme quantidade de convidados, entre eles Tarja Turunen, Warrel Dane, Bobby Ellsworth, Axel Rudi Pell, Klaus Meine, etc.
Depois desta apresentação, Doro teve um problema de saúde, uma forte inflamação ocular. Tal problema, apesar de preocupante, não gerou mais problemas e logo logo a vocalista se recuperou prontamente e os fãs puderam vê-la em ação. Isso não a impediu de fazer uma participação da primeira edição do Christmas Metal Symphony, realizado em Tilburg, Países Baixos. Ela cantou acompanhada de uma banda formada por músicos neerlandeses e uma orquestra sinfônica.
Doro preparou o sucessor do ótimo álbum “Warrior Soul“, lançado em 2006. Além dos músicos de apoio que sempre a acompanham, nosso aniversariante teve uma lista muito grande de convidados do gabarito de Floor Jansen, Tarja Turunen, Sabina Classen, Bill Byfford, Liv Kristine, entre muitos outros. Tarja fez um dueto com Doro na faixa “Celebrate“.
Nossa Metal Queen se utilizou de quatro estúdios para gravar o play, foram eles: o Eardrum Studios, em Hamburgo, o W:A:T: Factory, em Bochum, o Crownhyll Studio, em Remscheid, além do Soundmine Studio, localizado na Pensilvânia. A própria Doro se encarregou da produção de “Fear no Evil“, e o processo perdurou por quase todo o ano de 2008.
Os 25 anos de carreira da vocalista acabaram refletidos em “Fear no Evil“: músicas como “Night of the Warlock“, “25 Years” e “Celebrate” são referências ao álbum “Burning the Witches“, lançado pelo Warlock, a banda que projetou Doro na cena metálica, em 1984. Os músicos competentes que ela traz consigo, deixaram a obra ainda mais especial.
Dando play na bolacha, temos 11 faixas em 44 minutos de duração, onde podemos destacar músicas como “Running From the Devil“, “Celebrate“, “Caught in a Battle“, “I Lay My Head upon My Sword“, e “Herzblut“, que ainda é tocada de vez em quando nos shows. É mais um álbum com o selo de qualidade que Doro sempre imprimiu em sua obra, com ótimos momentos Hard N’ Heavy.
Doro sempre se destacou por lançar álbuns muito acima da média, e com “Fear no Evil” não foi diferente. O álbum manteve a tradição, os fãs abraçaram o disco, que também recebeu elogios da imprensa especializada, com destaque para a Metal Hammer, que deu ao álbum seis de sete estrelas. Nas paradas musicais germânicas, o álbum alcançou a honrosa 11ª posição.
Este foi o último álbum a contar com o guitarrista Joe Taylor, que se juntou ao Cycle of Pain. O guitarrista neerlandês Bas Maas, ex-After Forever, assumiu a vaga deixada por Joe. O novo integrante se juntou à banda de Doro, que fez uma turnê mundial, entre os anos de 2009 e 2010, onde passou pela Europa, América do Norte e do Sul, e no Japão. Em 2009, Doro abriu shows do Saxon no Reino Unido, e em 2010, abriu os shows do Motörhead na Alemanha. No mesmo ano de 2010, ela realizou o seu show de número 2500, em Düsseldorf.
Ainda em 2009, Doro recebeu um honroso convite para escrever o hino do Wacken Open Air, a letra “We Are Metalheads“, que prestou uma homenagem aos 20 anos do festival. Ela cantou acompanhada da Skyline, banda que Thomas Jensen, o organizador do festival, é ex-membro.
Hoje é dia de celebrar este álbum. Felizmente, Doro segue em plena atividade, tendo lançado em 2023 o álbum “Conqueress – Forever Strong and Proud”. No ano passado, ela esteve no Brasil, quando foi uma das atrações do Bangers Open Air, no dia 2 de maio do ano passado. Longa vida à diva do Metal.

Fear no Evil – Doro
Data de lançamento – 23/01/2009
Gravadora – AFM Records
Faixas:
01 – The Night of the Warlock
02 – Running from the Devil
03 – Celebrate
04 – Caught in a Battle
05 – Herzblut
06 – On the Run
07 – Walking with the Angels
08 – I Lay My Head upon My Sword
09 – It Kills Me
10 – Long Lost for Love
11 – 25 Years
Formação:
- Doro Pesch- vocal
- Nick Douglas – baixo
- Johnny Dee – bateria
- Joe Taylor – guitarra
- Oliver Palotai – guitarra/ teclado
- Luca Princiotta – guitarra/ teclado
Participações especiais:
- Ingulf Brammer – backing vocal
- Andreas Bruhn – guitarra/ baixo
- Lukas Dylong – backing vocal
- Dennis Krueger – guitarra
- Chris Lietz – guitarra/ teclado
- Dirk Schoppen – backing vocal
- Torsten Sickert – teclado/ guitarra/ baixo
- Tarja Turunen – vocal em “Walking with the Angels“
- Klaus Vanscheidt – guitarra/ backing vocal
- Sabina Classen – backing vocal
- Liv Kristine – backing vocal
- Floor Jansen – backing vocal
- Bill Byfford – backing vocal