hbNews

Memory Remains: Dream Theater – 32 anos de “When Dream and Day Unite” e a estreia da banda mais virtuosa da cena

Memory Remains: Dream Theater – 32 anos de “When Dream and Day Unite” e a estreia da banda mais virtuosa da cena

6 de março de 2021


06 de março de 1989, essa é a data do lançamento do álbum de estreia do Dream Theater. A banda foi formada em 1985 por John Petrucci e John Myung, alunos da “Berklee College of Music”, a famosa faculdade de música de Boston, Hoje, “When Dream and Day Unite” é tema do nosso Memory Remains.

Os caras eram muito fãs de Rush, o que o leitor irá conferir ao longo deste texto e também ao ouvir este álbum, tanto que o primeiro nome da banda, Majesty, era uma referência à música “Basile Day“, do trio canadense, já que a audição desta música para eles, seria uma coisa “majestosa”. O leitor há de concordar com tal afirmativa, da mesma forma que este redator que vos escreve, assina embaixp. Quem em sã consciência teria a audácia de dizer que a audição de qualquer música do Rush não é menos do que majestosa?

Após a entrada de Mike Portnoy, Kevin Moore e do vocalista Charles Dominici, a banda acabou trocando de nome, passando a usar o atual, por sugestão do pai de Portnoy. Com a formação estabilizada, o quinteto ficou entre os meses de julho e agosto de 1988 nos estúdios “Kajem” e no “Victory Studios“, na Pensylvânia e de lá saíram com o marco zero. Vamos então conferir como as oito músicas se desenrolam através do play?

A abertura do álbum se dá com a faixa “A Fortune in Lies“, que carrega bastante melodia em sua longa intro e aqui já podemos perceber o baixo pesado e cavalgado de John Myung. Essa música já é um esboço do Prog Metal que a banda iria praticar ao longo da carreira. “Status Seeker” traz as influências do Rush dos anos 80 em uma boa canção, e “Ytse Jam” é a instrumental que nasceu clássica, obrigatória em todos as apresentações da banda até hoje. A curiosidade é que o nome da música é o nome antigo da banda, Majesty, escrito de trás para frente.

The Killing Hand” tem uma bela harmonia de violão em sua abertura, dando a impressão de que seria uma balada, mas se desenvolve como um Prog Metal de bastante qualidade, ainda que seja demasiadamente longa, com mais de oito minutos e dividida em cinco partes. “Light Fuse and Get Away” mantém a pegada prog com muita atmosfera e é outra faixa que se alonga bastante, com seus sete minutos e várias mudanças em seu andamento.

Afterlife” é uma das melhores faixas do play, muito embora ela soe como se o Rush resolvesse tocar Heavy Metal. “The One Who Help to Set the Sun” com seus mais de oito minutos, tem quase metade centrados na intro que é bem chata, mas quando a música realmente começa, as coisas melhoram e temos mais uma vez a banda de Geddy Lee, Alex Lifeson e Neil Peart como influencia. “Only a Matter of Time” encerra muito bem essa bolacha em uma música que mescla Hard Rock com o Prog que os caras começavam a imprimir. Um sonzão para ninguém botar defeito.

Em pouco mais de 51 minutos temos um bom disco de Prog Metal. E a banda lapidaria ainda mais o seu som, alcançando o que se tornou hoje em dia. “When Dream and Day Unite” não recebeu a devida atenção quando do seu lançamento, porém, quando a banda lançou “Images and Words“, o sucessor, os fãs e a crítica foram atrás do homenageado de hoje e assim ele foi bem aceito, ainda que de maneira tardia.

Era apenas o começo e o Dream Theater lançaria bons álbuns, acertando em cheio os fãs de Progressive Metal. Amados ou odiados, eles não despertam meio termo. Os caras são os mais virtuosos da cena e fizeram escola, influenciando toda a turma que veio depois. Assim sendo, só nos resta desejar que essa pandemia seja ao menos controlada, embora as perspectivas sejam as piores possíveis. Mas com tudo isso passando, teremos a oportunidade de vê-los em ação nos palcos novamente. Desejamos longa vida a este quinteto pra lá de talentoso. E que bebeu em uma fonte riquíssima.

When Dream and Day Unite – Dream Theater

Data de lançamento: 06/03/1989

Gravadora: Mechanic Records

Faixas:

01 – A Fortunie in Lies

02 – Status Seeker

03 – Ytse Jam

04 – The Killing Hand

I – The Observance

II – Ancient Renewal

III – The Stray Seed

IV- Thorns

V – Exodus

05 – Light Fuse

06 – Afterlife

07 – The Ones Who Help to Set the Sun

08 – Only a Matter of Time

Formação:

Charlie Dominici – Vocal

John Petrucci – Guitarra

John Myung – Baixo

Kevin Moore – Teclado

Mike Portnoy – Bateria