Memory Remains

Memory Remains: Helloween – 40 anos de “Walls of Jericho” e as origens do Power Metal

18 de novembro de 2025


Há 40 anos, em 18 de novembro de 1985, o Helloween lançava “Walls of Jericho“, o álbum de estreia da banda que criou o Power Metal, e que é tema do nosso Memory Remains desta terça-feira.

Os primórdios do Helloween são do ano de 1978, Quando Kai Hansen e Piet Sielck fundaram uma banda chamada Gentry. Em 1980, Markus Grosskopf e Ingo Schwichtenberg já faziam parte da formação e outros dois nomes foram utilizados antes de adotarem Helloween, em 1984: Second Hell e Iron First, foram tentados.

Foi em 1984 que, já com Michael Weikath na segunda guitarra, que a formação do Helloween se estabeleceu e assim eles gravaram duas músicas para a coletânea “Death Metal“. “Metal Invaders” e “Oernst in Life“, sendo que a primeira foi gravada aqui em nosso novo quarentão. Em abril de 1985, a banda lançou o EP “Helloween“, com cinco músicas, mas nenhuma delas foi aproveitada para o álbum de estreia, elas foram lançadas na versão em CD de “Walls of Jericho“, em 1989.

Entre os meses de setembro e outubro de 1985, o então quarteto se reuniu no icônico estúdio Music Lab Studio, localizado na então parte ocidental de Berlim, onde ficaram sob a batuta do experiente Harris Johns, que anos mais tarde viria a produzir álbuns do Ratos de Porão.

Se na América do Norte, a tendência era pelo Thrash Metal que emergia na região da Bay Area, na Europa, havia um leque de opções bem maior, e o Helloween optou em beber na fonte da NWOBHM, e acabou criando uma vertente que fez e ainda faz história até hoje, o Power Metal. E todas as bandas que vieram depois têm nos alemães e em nosso aniversariante a sua referência máxima.

A faixa-título é em grande parte baseada na melodia da cantiga infantil “London Bridge Is Falling Down“, embora o uso que a banda faz dela tenha origem no tema “Happy Happy Halloween” do filme “Halloween III: Season of the Witch“.

Bolacha rolando, temos um álbum super frenético, rápido, pesado, mas ao mesmo tempo, muito melódico, como ficou caracterizada a sonoridade do Helloween, sobretudo nos seus três primeiros álbuns, verdadeiros clássicos do Power Metal. Temos 9 faixas em breves 40 minutos, com destaques para músicas como a faixa-título, “Ride the Sky“, “Guardians“, “Metal Invaders” e “Heavy Metal (is The Law)”, algumas destas ainda são tocadas nos shows da banda até os dias atuais.

A pedra fundamental do Power Metal foi super bem recebida pelo público e também pelos fãs, inclusive, muitos deles, consideram nosso aniversariante o melhor já lançado pelo Helloween. O álbum apareceu poucas vezes nas paradas de sucesso, sendo a primeira vez em 1989, quando alcançou a 40ª posição no Japão. E neste ano, o álbum apareceu na 28ª posição nas paradas de sucesso da Croácia.

Este é o único álbum a contar com Kai Hansen como vocalista principal do Helloween. Ele ainda permaneceu na banda como guitarrista até 1989, quando saiu para montar o Gamma Ray, mas desde 2017 está de volta. Em 1986, Michael Kiske assumiu o posto de vocalista, ficando até 1993, e também voltou em 2017, quando passou a dividir o vocal com Andi Deris.

Hoje é dia de celebrar esse clássico do Power Metal. Para nossa felicidade, o Helloween está em plena atividade, fazendo turnê comemorativa dos 40 anos de existência, inclusive com previsão de shows no Brasil durante o mês de setembro do ano que vem. Esse é mais um álbum que envelhece muito bem. Em 2024, a banda lançou “Giants & Monsters“, que agitou a cena metal no mundo. Longa vida ao Helloween.

Walls of Jericho – Helloween

Data de lançamento – 18/11/1985

Gravadora – Noise Records

Faixas:

01 – Walls of Jericho

02 – Ride the Sky

03 – Reptile

04 – Guardians

05 – Phantoms of Death

06 – Metal Invaders

07 – Gorgar

08 – Heavy Metal (Is the Law)

09 – How Many Tears

Formação:

Kai Hansen – vocal/ guitarra

Michael Weikath – guitarra

Markus Grosskopf – baixo

Ingo Schwichtenberg – bateria

Participações especiais:

Chris Boltendahl – vocais adicionais

James Hardway – emulador