Memory Remains

Memory Remains: Judas Priest – 41 anos de “Screaming for Vengeance”, o maior sucesso comercial da banda

17 de julho de 2023


Podemos dizer que entramos na semana do Judas Priest, já que ontem falamos sobre o aniversário de “Demolition“, último álbum a contar com TimRipperOwens no vocal. Se você perdeu, poderá ler clicando AQUI. O Memory Remains desta segunda-feira vai tratar de “Screaming for Vengeance“, o nono álbum desta que é mais que uma banda, é uma instituição do Heavy Metal.

Apenas sete meses após o lançamento de “Point of Entry”, o antecessor do nosso homenageado, a banda entraria em estúdio, em meio a turnê que foi batizada de “World Wide Blitz Tour”. E todos viajaram paa Ibiza, na companhia do produtor Tom Allom, onde gravaram, no “Ibiza Sound Studio”, o álbum, que no primeiro momento se chamaria apenas “Vengeance”. Eles retornaram para cumprir as datas da turnê, porém, em janeiro de 1982, ainda não estavam satisfeitos com os resultados das gravações e resolveram refazer tudo, substituindo algumas músicas já gravadas por outras que foram compostas depois da primeira sessão de gravações.

Em abril de 1982, o material gravado atravessou o atlântico para ser mixado no “Beejay Recording Studio”, em Orlando, Flórida. Em entrevista à época, Glenn Tipton disse que a banda optou por substituir cinco músicas. Aspas para o guitarrista:

“Haviam escritas cinco (músicas) melhores do que as que foram previamente gravadas”.

Em julho do mesmo ano, o disco estava à disposição de todos. Vamos então destrinchar as dez faixas presentes neste petardo. A breve intro “The Hellion” e seu clima épico é a ponte para um dos maiores clássicos da banda: “Electric Eye” e suas lindas passagens de guitarra. O Helloween fez uma versão matadora para essa faixa. “Riding on the Wind” traz o melhor que a NWOBHM pode nos oferecer. E o Judas é autoridade neste estilo. E a dupla Glenn Tipton e KK. Dowing dá conta do recado, tanto nas bases, quanto nos solos.

Bloodstone” é mais puxada pro Hard Rock e é bem tocado e tem bastante peso. Já “(Take These) Chains” tem uma veia setentista, uma música densa. “Pain and Pleasure” é um Glam Rock bem executado, com bons riffs. E quem está ouvindo no vinil precisará virar o lado da bolacha.

Abrindo o lado B, o Metal volta com tudo na poderosa faixa título, em que o espetáculo é por conta do Metal God e seus agudos sensacionais. Em “You’ve Got Another Thing Comin‘”, o Hard Rock retorna e aqui temos uma música muito boa, que podemos incluir em um top 3 deste play. Os riffs aqui são maravilhosos.

Fever” traz novamente o Glam Rock, sendo está também um dos bons momentos deste play. E “Devil’s Child” encerra o play com um Hard Rock que o ouvinte desavisado pode achar que é o AC/DC com Rob Halford no vocal. Belo som.

Trinta e oito minutos do mais puro Heavy Metal e temos um álbum que nasceu clássico. “You’ve Got Another Thing Comin‘” foi lançada como single e também teve videoclipe. Esta música alcançou a posição de número 66 na “UK Singles Chart”, a 4ª na “Mainstream Rock Tracks” e a 69ª posição na “Billboard Hot 100”, sendo o único single do Judas Priest que figurou nas listas do famoso chart estadunidense. A clássica “Electric Eye” também figurou na “Mainstream Rock Tracks” e chegou a 38ª posição.

A banda saiu em turnê para divulgar este disco em agosto de 1982, que foi batizada de “Vengeance World Tour”, em que a banda tocou por cerca de sete meses, acompanhada de bandas como Iron Maiden, Uriah Heep, Krokus, entre outras. Em 2001, “Screaming for Vengeance” foi relançado com duas faixas bônus: “Prisoner of Your Eyes” e “Devil’s Child”. A primeira foi gravada durantes as sessões do álbum “Turbo” (1985) e a segunda é uma versão ao vivo gravada durante uma apresentação no Tennessee, em 1982,

Em 2012, para comemorar os 30 anos de lançamento, o play foi relançado com mais quatro faixas ao vivo, todas gravadas em uma apresentação em San Antonio, no ano de 1982, além das duas faixas que já haviam sido incluídas no relançamento de 2001.

Screaming for Vengeance” é o álbum de maior sucesso comercial do quinteto britânico. Foram mais de dois milhões de cópias vendidas somente nos Estados Unidos. recebeu dois discos de platina nos Estados Unidos pelas vendas. E teve um bom desempenho nos charts ao redor do mundo: 11º lugar no Reino Unido, 17º na “Billboard 200”, 14º na Suécia e 26º na Noruega. E músicas deste play foram regravadas ao longo dos anos, como por exemplo: “Electric Eye” , ganhou versões de bandas como a já citada Helloween, também Godsmack, Benediction, As I Lay Dying; “Screaming for Vengeance” foi homenageada por Sepultura, Iced Earth e Virgin Steele, além da faixa “You’ve Got Another Thing Comin‘”, que foi regravada pela Metal Queen, a maravilhosa Doro Pesch e também pelo  Vital Remains.

Duas músicas começaram a ser escritas para fazer parte deste álbum, porém, não foram concluídas a tempo e lançadas posteriormente: a primeira tinha o título original “Fight for Your Life“. Posteriormente a banda trabalhou novamente com a música, que ganhou um novo título, passando a se chamar “Rock Hard Ride Free” e foi lançado em “Defenders of the Faith“, o sucessor deste play. A versão original foi lançada posteriormente como bônus track do relançamento de “Killing Machines“, em 2001. A outra faixa que foi chamada em um primeiro momento de “Earth, Wind and Fire“, também foi arquivada e relançada anos mais tarde no álbum “Angel of Retribuition“, com um novo título : “Judas Rising“.

Por tudo isso, esse álbum merece e muito todos os confetes. O Judas Priest é um dos pilares do Heavy Metal. Hoje é dia de celebrar esse álbum, escutando-o no volume máximo, enquanto agradecemos pela existência e continuidade da banda após tantos anos. Eles passaram pela pandemia sem grandes sustos e seguem na ativa gravando discos e fazendo turnês. Fica a nossa torcida para que eles possam logo lançar um novo álbum. Longa vida ao Judas Priest.

Screaming for Vengeance – Judas Priest

Data de lançamento – 17/07/1982

Gravadora – CBS

 

Faixas:

01 – The Hellion

02 – Electric Eye

03 – Riding on the Wind

04 – Bloodstone

05 – (Take These) Chains

06 – Pain and Pleasure

07 – Screaming for Vengeance

08 – You’ve Got Another Thing Comin‘

09 – Fever

10 – Devil’s Child

 

Formação:

Rob Halford – vocal

GlennTipton – guitarra

KK. Dowing – guitarra

Ian Hill – baixo

Dave Holland – bateria