Há 15 anos, em 24 de maio de 2010, o Korzus lançava “Discipline of Hate“, o quinto álbum dos veteranos do Thrash Metal nacional e que é tema do nosso Memory Remains deste sábado.
Embora esteja na ativa desde 1983, o Korzus é uma banda que lançou poucos álbuns ao longo dos anos e todos com um hiato muito longo entre eles. O aniversariante do dia foi lançado sete anos depois de seu antecessor, o não menos que excelente “Ties of Blood“.
“Discipline of Hate” marca a estreia do guitarrista, Antonio Araújo, que substituiu um dos fundadores, Silvio Golfetti. E Antonio acabou por formar junto com Heros Trench, a dupla de guitarristas mais letal da cena brasileira. Dava gosto ver os dois em ação nos shows do Korzus. Cabe ressaltar que Golfetti foi creditado por ter gravado o solo na excelente “Slavery“. Com esta sutil troca na formação, todos foram ao Mr. Som Studio, na capital paulistana, onde passaram os primeiros meses de 2010 trabalhando na gravação e mixagem, sob a produção de Marcello Pompeu e Heros Trench e saíram de lá com esse petardo.
A capa, que é muito caprichada, é assinada por Marcelo Vasco, que já deixou sua marca em trabalhos do Slayer, Kerry King, Dark Funeral, Dee Snider, Exodus, Go Ahead and Die, Kreator, Krisiun, Machine Head, Soulfly, Testament e do The Troops of Doom, banda que ele também é o guitarrista. O vocalista/ guitarrista do Ektonorf, Zoltán Farkas, também gravou vocais adicionais para a faixa “We are Just a Same“.
O álbum, em sua versão original, é composto por treze faixas e tem duração de 42 minutos e foi lançado pela AFM Records. Em 2016, saiu uma versão lançada pela Voice Music, que incluiu nove faixas bônus, entre elas, músicas inéditas, versões demo e três faixas instrumentais. A duração desta versão é de 75 minutos. Os grandes destaques ficam por conta de faixas como “Truth“, “Raise Your Soul“, “2012“, “Slavery“, “Hell“, “Hipocrisia“, além da já conhecida “Last Memories“, que aqui ganhou a sua versão definitiva. O play é pesado, agressivo, soberbo, violento, uma aula de Thrash Metal e a produção o deixou impecável.
Em 2011, o Korzus foi muito bem lembrado e participou da edição daquele ano do Rock in Rio, que voltava a acontecer, depois de uma pausa de dez anos. A banda estava em turnê para divulgar nosso homenageado do dia e eles fizeram uma apresentação memorável, ainda que tenha sido no palco Sunset. Talvez a banda tivesse merecido o palco Mundo, onde bandas com muito menos história (e importância) no cenário metálico nacional já estiveram (como por exemplo, o tal do Glória).
De lá pra cá, o Korzus, apesar de ainda se manter em atividade, não lança um álbum novo desde “Legion“, e isso já tem quase onze anos. No ano passado, o guitarrista Antônio Araújo acabou voltando com sua família para Recife e acabou por deixar a banda, que hoje conta com o ex-guitarrista do Project 46, Jean Patton em seu lineup.
O Korzus estava prometendo um novo álbum de inéditas antes de a pandemia de COVID-19 praticamente paralisar o planeta. Enquanto aguardamos um novo álbum desta instituição, vamos celebrar os quinze anos deste belíssimo álbum. Eles quase sempre lançaram álbuns acima da média e este “Discipline of Hate” não fica para trás. Desejamos longa vida para esta banda de guerreiros.
Discipline of Hate – Korzus
Data de lançamento – 24/05/2010
Gravadora – AFM
Faixas:
01 – Discipline of Hate
02 – Truth
03 – 2012
04 – Raise Your Soul
05 – My Enemy
06 – Revolution
07 – Never Die
08 – Slavery
09 – Last Memories
10 – Under His Command
11 – Reap What You Sow
12 – Hell
13 – Hipocrisia
Bônus tracks da versão de 2016 (Voice Music):
14 – We Are Just the Same
15 – Power Drunk
16 – I Am Your God
17 – Never Die (Demo)
18 – Slavery (Demo)
19 – Hell (Demo)
20 – Draft
21 – Sketch
22 – Old Idea
Formação:
Marcello Pompeu – vocal
Dick Siebert – baixo
Heros Trench – guitarra
Antônio Araújo – guitarra
Rodrigo Oliveira – bateria
Participações especiais:
Silvio Golfetti – solo de guitarra em “Slavery”
Zoltán Farkas – vocal em “We are Just a Same”
Jean Carlo – intro em “Discipline of Hate“