Há 21 anos, em 10 de janeiro de 2005, o Kreator lançava “Enemy of God“, o décimo primeiro full-lenght dos mestres do Thrash Metal germânico e que é tema do nosso Memory Remains deste sábado.
E “Enemy of God‘” era uma reafirmação do bom momento em que a banda vivia naquele momento. A data comemorativa refere-se ao lançamento do álbum no continente europeu e na América do Sul, uma vez que na América do Norte, o disco saiu um dia depois.
Sabemos que depois do excelente (e virtuoso) “Coma of Souls” o quarteto alemão andou por caminhos opostos aos que foram trilhados pela banda desde os seus primórdios. E o resultado disto se deu em discos que não chegam a serem ruins, mas são bastante questionados.
Então a banda recrutou o mago Andy Sneap em 2003 para o antecessor, “Violent Revolution“, que resgatou as raízes da banda. Eles foram na bola de segurança e mantiveram o super produtor para 0 sucessor, numa decisão que mostrou mais que acertada.
Todos se reuniram no estúdio “Backstage Recordings” na cidade de Nottingham, onde ficaram entre os meses de maio e junho de 2004. A bolacha foi lançada pela Steamhammer. O Kreator gravou mais um álbum por este selo, “Hordes of Chaos“, o sucessor de nosso aniversariante. Atualmente, a banda tem contrato com a Nuclear Blast.
O álbum conta com um convidado especial. O guitarrista do Arch Enemy, Michael Amott emprestou o seu talento, tocando sua guitarra em “Murder Fantasies“. Jeff Collier, vocalista do Mask of Confidence, também participou, gravando backing vocais.
Bolacha rolando, e o Kreator nos brindou com dez petardos e duração de 55 minutos. Os grandes destaques ficam por conta da faixa-título, “Impossible Brutality“, “Suicide Terrorist“, “World Anarchy“, “Dystopia” e “Dying Race Apocalypse“. Nosso aniversariante é o 4° álbum com músicas mais tocadas em shows da banda, mas atualmente, eles só tocam a faixa-título.
“Enemy of God” recebeu críticas positivas da imprensa especializada e tem uma boa aceitação entre os fãs da banda, que consideram o álbum superior a “Violent Revolution“, seu antecessor. Trata-se de um belo disco, onde temos uma banda coesa, modernizando seu som sem perder sua agressividade clássica, mas também, com pitadas de bons elementos que eles fizeram uso na década anterior. Um disco que faz por merecer todos os confetes.
Nas paradas de sucesso, o álbum teve algumas aparições, majoritariamente em território europeu: ficou em 19° na Alemanha, 32° na categoria de álbuns de Rock e Metal no Reino Unido, 38° na Suécia, 45° na Áustria, 84° na França e 90° na Bélgica.
Em 27 de outubro de 2006, o álbum foi relançado em digipack, renomeado “Enemy of God: Revisited, with a 5.1 DTS 96/24 mix“, acompanhados de duas faixas bônus, “Toxic Trace” e “Coma of Souls“, gravadas em um show que a banda fez na Coreia do Sul e que haviam sido lançadas como bônus da edição japonesa, além de um DVD bônus, contendo uma apresentação da banda na edição de 2005 de Wacken, alguns bootlegs, o making off do álbum, além de videoclipes que a banda produziu para “Enemy of God“.
Falando nos videoclipes, foram gravados vídeos para as músicas “Enemy of God“, “Dystopia“, “Impossible Brutality” e também para “Dying Race Apocalypse“. Na época, a MTV já não era mais um canal tão dedicado à música, mas estávamos vivendo o advento das plataformas de vídeo, sobretudo, o YouTube, o que facilitou as bandas na divulgação de seus vídeos musicais.
Em 2006, o Kreator tocou na América do Norte, acompanhado pelo Napalm Death, A Perfect Murder e The Undying. Em 2007, o quarteto tocou pela Europa com o Celtic Frost e em 2008 a banda estava programada para tocar com King Diamond, mas a turnê precisou ser cancelada devido a um problema de coluna enfrentado por King Diamond.
Hoje é dia de celebrarmos esse belo álbum, que envelhece bem, obrigado. Felizmente o Kreator segue em plena atividade e em menos de uma semana, mais precisamente no próximo dia 16, a banda lançará seu mais novo álbum de estúdio, “Krushers of the World“. E que bom saber que temos uma banda antifascista como o Kreator, provando que eles aprenderam e entenderam o que é a essência do Rock. Longa vida a esses alemães.

Enemy of God – Kreator
Data de lançamento – 10/01/2005
Gravadora – Steamhammer
Faixas:
01 – Enemy of God
02 – Impossible Brutality
03 – Suicide Terrorist
04 – World Anarchy
05 – Dystopia
06 – Voices of the Dead
07 – Murder Fantasies
08 – When Death it Takes Domination
09 – One Evil Comes (A Million Follow)
10 – Dying Rise Apocalypse
11 – Under a Total Blackned Sky
12 – The Ancient Plague
Formação:
- Mille Petrozza – vocal/ guitarra
- Sami Yli-Sirniö – guitarra
- Christian Giesler – baixo
- Ventor – bateria
Participação especial:
- Michael Amott – guitarra solo em “Murder Fantasies“
- Jeff Collier – backing vocal