hbNews

Memory Remains: Megadeth – 34 anos de ‘Peace Sells…But Who’s Buying?’, um álbum atemporal

Memory Remains: Megadeth – 34 anos de ‘Peace Sells…But Who’s Buying?’, um álbum atemporal

19 de setembro de 2020


Em 19 de setembro de 1986, o MEGADETH lançava o seu segundo play. Depois do excelente retorno da crítica e do público para o disco de estréia, Dave Mustaine resolveu arriscar e mudar um pouco a sonoridade da banda. E o resultado é que “Peace Sells…But Who’s Buyng?” nasceu clássico.

O ano de 1986 foi histórico para a música pesada, todos nós sabemos. Se o título de melhor álbum do Thrash Metal deste ano é disputado por “Reign in Blood” (SLAYER) e “Master of Puppets” (METALLICA), podemos dizer que, temos “Peace Sells…But Who’s Buying?” correndo por fora. Um grande pecado essa obra ter sido lançada em 1986, fosse lançado em qualquer outro ano, com certeza seria eleito como o melhor.

“Peace Sells…But Whos’s Buying?” mostra uma grande evolução em relação ao álbum de estréia, “Killing is My Business, and Business is Good”, que era mais retão e com uma produção mais tosca em relação a este play. Seria o último disco gravado pelo guitarrista Chris Poland e pelo baterista Gar Samuelson. Mustaine acusaria ambos por roubo de instrumentos para trocar por drogas, como justificativa para a demissão. Anos mais tarde, Chris Poland gravaria, como músico contratado, o álbum “The System Has Failed”.

O álbum foi gravado em quatro estúdios: “Music Grinder”, “Track Records” e no “Rock Steady Studios”, localizados em Los Angeles, além do “Maddog Studios”, localizado em Venice, um distrito de Los Angeles. A produção ficou a cargo de Randy Burns e Dave Mustaine.

A abertura se dá com a sensacional “Wake Up Dead”. Uma música que já mostra Dave Mustaine com uma incrível capacidade de compor músicas complexas. É uma das minhas cinco músicas favoritas de toda a carreira da banda, com riffs fantásticos e uma levada meio Prog, meio Thrash. Perfeita!

“The Conjuring” é outra música perfeita termos de peso e de complexidade. E é uma pena que Dave Mustaine renegue seu passado evitando de tocá-la ao vivo por conta de seu radicalismo cristão. Com linhas de baixo pra lá de pesadas, Dave Ellefson disputa páreo a páreo com a dupla de guitarristas. E ele leva a melhor, porque Mustaine e Poland optaram em duetos na maior parte da música, o que privilegia o baixo. Mas na hora dos riffs cavalgados, a dupla se mostra bem entrosada. Que sonzaço.

“Peace Sells” começa com o baixo inconfundível de Dave Ellefson e traz um clima bem Prog durante quase toda sua extensão, exceto no final, quando ela ganha mais peso e mais velocidade. É obrigatória nos shows, sendo sempre a música que fecha o setlist, antes do encore final. Nasceu clássica e será clássica enquanto o mundo existir.

“Devil’s Island” é a primeira faixa puramente Thrash Metal do disco e ela é excelente, contando com ótimos riffs cavalgados, executados pela dupla Dave Mustaine e Chris Poland. Temos o medley “Good Morning/Black Friday”, sendo a primeira uma intro, uma ponte para outra faixa Thrash Metal que  vem carregada de riffs marcantes, linda. Um disco até aqui, impecável.

“Bad Omen” chega com sua longa intro, e o baixo de Dave Ellefson dando novamente bastante peso à música, que se desenvolve igualmente pesada e relativa velocidade, ficando mais rápida na parte do solo, representando bem o Thrash Metal oitentista. Excelente faixa

ARQUIVO - O vocalista e guitarrista Dave Mustaine, do Megadeth, se apresenta no Espaço das Américas, em São Paulo, dia 31 de Outubro de 2017. O show faz parte da turnê

Carlos Pupo/Headbangers News

ARQUIVO - O vocalista e guitarrista Dave Mustaine, do Megadeth, se apresenta no Espaço das Américas, em São Paulo, dia 31 de Outubro de 2017. O show faz parte da turnê "Dystopia”, do décimo quinto álbum de estúdio da banda.

“I Ain’t Superstitious” é um cover, escrita por Willie Dixon e gravada originalmente por Howling Wolf, no ano de 1961. Trata-se de um blues que o MEGADETH deu mais peso e ficou bem interessante, com direito a uma pegada Thrash no solo. Uma versão escrachada, mas que ficou ótima.

“My Last Words” fecha a obra em grande estilo, com um Thrash Metal para ninguém colocar defeito. Uma música em que os riffs nervosos de Dave Mustaine e Chris Poland são a tônica, com Dave Ellefson colaborando com excelentes linhas de baixo, deixando essa faixa simplesmente fantástica.

Em pouco mais de 36 minutos, temos um verdadeiro clássico não só do MEGADETH, como também do Thrash Metal, aquele estilo mais rápido de se tocar Heavy Metal, calcado em palhetadas rápidas e certeiras. “Peace Sells…But Who’s Buying?” está incluído no livro “1001 Álbuns Que Tem Que Ouvir Antes de Morrer”, de Robert Dimery; Chegou ao 76º lugar na “Billboard 200”; em 1992 foi certificado como disco de platina, em uma época em que ainda se vendia discos; O site about.com o classifica como o terceiro disco na categoria “Álbuns Essenciais do Thrash Metal”; em 2017 , a revista “Rolling Stone” o elegeu como o 8º melhor álbum de Metal de todos os tempos e a faixa “Peace Sells” chegou ao 11º lugar na lista “As 40 melhores canções de Metal”, do canal “VH1”. O aniversariante do dia foi premiado com Disco de Prata no Reino Unido e Platina no Canadá e nos Estados Unidos.

Pessoalmente, eu considero “Peace Sells…But Who’s Buying?” o segundo melhor álbum de toda a carreira do MEGADETH, perdendo apenas para o “Rust in Peace”, a obra prima dos caras. E minha relação com o aniversariante de hoje é de muito carinho, sendo um disco com músicas que ainda soam muito atuais nos dias de hoje. Sempre que posso, dou play neste álbum, porque ele é simplesmente maravilhoso e merece todos os louros. Fiquemos na torcida para que esta pandemia seja amenizada para que possamos testemunhar o novo disco da banda que seria concluído, não fosse essa tragédia. Longa vida a banda do ranziza Mustaine, completamente recuperado de seu câncer na garganta.

Peace Sells…But Who’s Buying – Megadeth
Data de lançamento – 19/09/1986
Gravadora – Capitol

Faixas:
01 – Wake up Dead
02 – The Conjuring
03 – Peace Sells
04 – Devil’s Island
05 – Good Mourning/Black Friday
06 – Bad Omen
07 – I Ain’t Superstitious
08 – My Last Words

Faixas:
Dave Mustaine – Vocal/Guitarra
Dave Ellefson – Baixo
Chris Poland – Guitarra
Gar Samuelson – Bateria