Memory Remains

Memory Remains: Ozzy Osbourne – há 43 anos o Madman lançava-se em carreira solo com “Blizzard of Ozz”

20 de setembro de 2023


Os últimos dias têm sido de celebração aos álbuns de Ozzy Osbourne. No último domingo, o álbum “No More Tears” completou 32 anos. Hoje é dia de celebrar os 43 anos de “Blizzard of Ozz“, lançado em 20 de setembro de 1981, E esse marco na carreira solo daquele que foi um dos criadores do Heavy Metal é tema do nosso Memory Remains desta quarta-feira.

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que o disco possui duas datas de lançamento distintas: a que comemoramos hoje refere-se ao lançamento no Reino Unido, porém, somente  em 27 de março de 1982 o play foi lançado nos Estados Unidos. Ficamos então com a data do lançamento original.

Para contar a história desse magnífico play, precisamos voltar alguns anos no tempo: como se sabe, Ozzy foi vocalista do Black Sabbath no período mais frutífero da banda. Mas saiu no ano de 1976, tendo um ano sabático. Voltou em 1978 e gravou “Never Say Die“, que acabou por ser o último registro de estúdio feito com os quatro membros originais. Demitido no ano de 1979, partiu em carreira solo.

Ozzy se reuniu então com o eterno guitarrista Randy Rhoads e com o baixista Bob Daisley e começaram a escrever e ensaiar o material, mais precisamente no País de Gales. Um amigo de Ozzy, de nome Barry Screnage, participou destes ensaios, atuando como baterista. Lee Kerslake, do Uriah Heep acabou gravando a bateria no álbum. A primeira música composta foi “Goodbye to Romance“, cuja letra fala sobre a saída do Madman do Black Sabbath. Mais tarde ele admitiria em entrevista que sentia que estava em competição com sua ex-banda.

O selo Jet Records, de propriedade de Don Arden, pai de uma certa Sharon, que a partir de 1982 passaria a usar o sobrenome Osbourne, sendo além de esposa, empresária e a pessoa que decide o futuro do cantor, se interessou em lançar “Goodbye to Romance” como single. Então, todos foram ao Ridge Farm Studio, em Rusper, Inglaterra. Chris Tsangarides seria o responsável pela produção, porém, seu trabalho não agradou a Ozzy, que chamou Max Norman para concluir a produção. Todos ficaram em estúdio entre 22 de março e 19 de abril daquele ano de 1980. O selo não somente lançou o single, mas também o produto final, o full-lenght.

A bolacha é composta por nove faixas, uma delas é uma breve vinheta, então na prática, são oito músicas, que tem uma duração de 39 minutos. E no álbum de estreia de Ozzy vieram alguns de seus grandes clássicos como “Crazy Train“, “Goodbye to Romance“, “Mr. Crowley” e “Revelation (Mother Earth)”. “Blizzard of Ozzy” foi a estreia com o pé na porta de Ozzy Osbourne, que mesmo no ápice do seu vício em drogas, mostrava que ainda poderia dar muito para esse tal de Rock and Roll, que nós tanto amamos e vestimos a camisa. O futuro nos mostrava que viriam por aí ótimos discos e nós brasileiros, iríamos testemunhar sua apresentação histórica na primeira edição do Rock in Rio, no ano de 1985.

O disco foi muito bem recebido e é o mais vendido da carreira do velho Ozzy, juntamente com “No More Tears“. Foi certificado com disco de Ouro na Austrália; Prata no Reino Unido; Platina no Canadá e cinco vezes Platina nos Estados Unidos. Figurou ainda nos charts do Reino Unido, Canadá, na Nova Zelândia e claro, na famosa e badalada “Billboard 200“.

Agora, as controvérsias em torno do disco: a primeira diz respeito a música “Suicide Solution“, onde a letra teria motivado o suicídio do jovem John McCollum, no ano de 1984. Os pais do adolescente processaram Ozzy, que se defendeu dizendo que o teor da letra não fala sobre cometer suicídio e sim sobre a relação com as bebidas alcoólicas. Felizmente, o Madman foi absolvido.

A outra polêmica aconteceu no ano de 1986, quando Bob Daisley e Lee Kerslake reclamaram que não haviam recebido os devidos royalties das vendas tanto do aniversariante do dia, quanto do disco sucessor deste, o também ótimo “Diary of a Madman“. O que Ozzy fez? Relançou o álbum de estreia, em 2001 e decidiu que tanto o baixo quanto a bateria fossem regravados e isso foi feito pelos músicos que ocupavam o posto naquela época: Robert Trujillo e Mike Brodin.

Nada disso tira o brilho deste play, que chega aos 43 anos com um corpinho de 25. E era só o começo de uma carreira solo longeva, com direito a dois retornos pelo Black Sabbath. Hoje é dia de celebrarmos essa data, escutando o play no talo. Ozzy infelizmente está com sérios problemas de saúde e tudo indica que um retorno aos palcos seja bastante improvável. Então temos o legado desta fera para preservar.

Blizzard of Ozz – Ozzy Osbourne

Data de lançamento – 20/09/1980

Gravadora – Jet Records

 

Faixas:

01 – I Don’t Know

02 – Crazy Train

03 – Goodbye to Romance

04 – Dee

05 – Suicide Solution

06 – Mr. Crowley

07 – No Bone Movies

08 – Revelation (Mother Earth)

09 – Steel Away (The Night)

 

Formação:

Ozzy Osbourne – vocal

Randy Rhoads – guitarra

Bob Daisley – baixo

Lee Kerslake – bateria

Don Airey – teclado