Memory Remains

Memory Remains: Rush – 40 anos de “Grace Under Pressure” e o mergulho profundo nos sintetizadores

12 de abril de 2024


Há exatos 40 anos, em 12 de abril de 1984, o Rush lançava “Grace Under Pressure“, o álbum de número dez deste que é o maior power-trio da história da música e que é assunto do nosso Memory Remains desta sexta-feira. Vamos desbravar um pouco das histórias deste play.

O disco representa o mergulho da banda na sonoridade mais focada nos sintetizadores, em detrimento as guitarras, como nos primeiros álbuns. No entanto, o resultado aqui é bastante satisfatório. Na década de oitenta, as bandas de uma maneira geral aderiram aos sintetizadores e o Rush também navegou nesses mares. Em “Moving Pictures“, o maior clássico da banda, já haviam flertes com outros estilos, como o Reggae. Em “Signals“, o antecessor, os teclados se tornaram os protagonistas e no aniversariante do dia, deu-se a consolidação.

Era a banda mudando e angariando ainda mais fãs. A turnê terminou no meio de 1983 e depois de algumas semanas de descanso, eles se reuniram entre os meses de novembro do mesmo ano e março de 1984, no “Le Studio”, em Quebéc, e desta vez, sem Terry Brown na produção, que acompanhava a banda desde 1975. Para o seu lugar, eles recrutaram Peter Henderson, depois de uma procura intensa por alguém para assumir tal posto. O Rush quase fechou com o produtor Steve Lillywhite, mas este declinou na última hora. Ele ficou famoso por seus trabalhos com o Simple Mind e o U2. Geddy Lee ficou muito irritado com a recusa de Steve e certa vez falou sobre o ocorrido, aspas para ele:

Steve Lillywhite realmente não é um homem de palavra… Depois de concordar em fazer nosso álbum, ele teve uma oferta do Simple Minds, mudou de ideia, nos deixou decepcionado… E então nos colocou em uma posição horrível.”

A arte da capa foi toda criada por Hugh Syme, que já estava com a banda desde 1975. O título do álbum foi inspirado em uma citação do romancista americano vencedor do Prêmio Nobel, Ernest Hemingway. O baterista e letrista, Neil Peart, era um ávido leitor e admirador de Hemingway, e gostou da citação “coragem é graça sob pressão”, pois ele pensava que a citação refletia o clima ambiental das sessões de gravação deste. Então ele apresentou a ideia desta citação ao resto da banda, e eles gostaram o suficiente para chamar o álbum “Grace Under Pressure“.

Como de costume, a banda trabalhava da seguinte maneira na hora de compôr: Geddy Lee e Alex Lifeson escreviam os arranjos, enquanto que Neil Peart ficava com as letras. Assim, o baterista se inspirou em notícias veiculadas no jornal The Globe and Mail, de Toronto, para escrever especificamente três músicas: “Distant Early Warning“, “Red Lenses” e “Between the Wheels“. Esta última, segundo o próprio Neil Peart admitiu, foi criada na primeira noite em que eles estavam reunidos.

Bolacha rolando, temos um álbum bem curto, são apenas 39 minutos e 8 canções. O Rush mergulhou de cabeça completamente nos sintetizadores. Se não agradou completamente aos fãs mais acostumados com a fase mais Progressiva dos anos 1970, agrada pela qualidade das composições. Algumas delas se destacaram e fizeram parte dos shows até o final, como “Red Sector A“, “Distant Early Warning” e “Between the Wheels“.

Grace Under Pressure” foi bem recebido e teve certo sucesso nas paradas, alcançando o 4º lugar no Canadá; no Reino Unido, o aniversariante do dia chegou em 5° e na “Billboard 200“, ficou em 10°, na Finlândia foi o 14°, na Suécia foi o 18°; foi 24° na Europa, 27° nos Países Baixos e 43° na Alemanha. Foi certificado com Disco de Prata no Reino Unido e Disco de Platina nos Estados Unidos e Canadá.

A revista “Guitar World” incluiu o disco na lista: “Novas Sensações: 50 discos icônicos que definem o ano de 1984“. Obviamente, este álbum não está entre os melhores da carreira da banda, mas todo registro deste maravilhoso e inesquecível trio não pode deixar jamais de ser lembrado. Então, vamos celebrar este play e também todo o legado deixado por estes três deste maravilhoso e inesquecível trio não pode deixar jamais de ser lembrado.

Hoje é dia de celebrar os 40 anos deste álbum, escutando-o no volume máximo enquanto aguardamos os rumores de que Geddy Lee e Alex Lifeson possam voltar a se reunir para fazer música novamente. Se será sob o nome Rush, não sabemos, seria maravilhoso. Mas o legado deixado por estes três gênios canadenses deve ser preservado para sempre.

Grace Under Pressure – Rush

Data de lançamamento – 12/04/1984

Gravadora – Mercury

 

Faixas:

01 – Distant Early Warning

02 – Afterimage

03 – Red Sector A

04 – The Enemy Within (Part I of Fear)

05 – The Body Electric

06 – Kid Gloves

07 – Red Lenses

08 – Between the Wheels

 

Formação:

Geddy Lee – baixo/ vocal/ teclados/ sintetizadores

Alex Lifeson – guitarra

Neil Peart – bateria