Memory Remains

Memory Remains: The Rolling Stones – 59 anos de “Between the Buttons” e o mergulho no psicodelismo

20 de janeiro de 2026


Há 59 anos, em 20 de janeiro de 1967, o The Rolling Stones lançava “Between the Buttons“, o quinto álbum da extensa discografia destes dinossauros do Rock, e que é tema do nosso Memory Remains desta terça-feira.

Existem duas datas distintas do álbum: a de hoje, que escolhemos para celebrar o aniversário, refere-se ao lançamento no Reino Unido. Nos Estados Unidos, o álbum foi lançado em 10 de fevereiro. Ambas as versões tem praticamente as mesmas canções, a diferença é que a versão estadunidense troca as faixas “Back Street Girl” e “Please Go Home” por “Let’s Spend the Night Togheter” e “Ruby Tuesday“.

Nosso aniversariante tem como foco a imersão na psicodelia que a banda estava a explorar naquele momento e é considerado como um dos trabalhos mais ecléticos da história da banda. O guitarrista Brian Jones se aventurou por diversos instrumentos, entre eles, órgão, marimba, dulcimer, vibrafone, kazoo e theremin. Ele já havia feito a mesma experiência no álbum anterior, “Aftermath“.

O baixista Bill Wyman tocou seu instrumento em praticamente todas as músicas, exceto em três delas, que foram tocadas pelo guitarrista Keith Richards. As partes de piano foram divididas entre dois músicos de estúdio: um deles é o ex-integrante do próprio The Rolling Stones, Ian Stewart, e também por Jack Nitzsche. Há ainda a participação do tecladista Nick Hopkins.

Este foi o último álbum a contar com a produção de Andrew Loog Oldham. Ele que havia produzido todos os outros quatro álbuns lançados pelo The Rolling Stones e que também acumulava a função de empresário da banda. Eles se desentenderam quando a banda gravava o sucessor deste, “Their Satanic Majesties Request“, lançado oito meses depois.

O processo de gravação foi dividido em partes. Na primeira, a banda gravou em Los Angeles, no estúdio da RCA, entre os dias 3 e 11 de agosto de 1966, enquanto a banda realizava uma turnê por lá. A segunda etapa aconteceu no IBC Studios, em Londres, entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro. E por fim, a banda alternou o Olympic Sound Studios e o Pye Studios, ambos em Londres, por onde ficaram entre os dias 8 e 26 de novembro.

Durante a primeira sessão de gravações, Brian Wilson, do Beach Boys, foi convidado para ir ao estúdio da RCA, enquanto a banda gravava a música “My Obsession“. Ele ficou tão impressionado que citou a referida canção como uma de suas favoritas do The Rolling Stones. Mick Jagger não gostou do resultado obtido nas gravações. Em uma entrevista, ele deu a seguinte declaração:

“(Nós) regravamos tantas vezes para fazer overdubs que perdemos a essência do som. [As músicas] soavam tão bem, mas depois fiquei realmente decepcionado com o resultado.”

A foto da capa foi feita pelo artista Gered Mankowitz. Ele reuniu a banda em um bairro no norte de Londres, às 5:30 da manhã, depois de uma sessão de gravações que aconteceu no Olympic Sound Studios. Mankowitz criou um efeito que fazia a banda se dissolver, dando a parecer que os músicos passaram a noite chapados fazendo música.

Dando play na bolacha, “Between the Buttons” traz doze canções e duração de 38 minutos, com muita ênfase no psicodelismo que as bandas da época usavam. Os destaques ficam por conta de músicas como “Let’s Spend the Night Togheter” e “Ruby Tuesday“, da versão estadunidense, além de “Cool, Calm & Collected” e “All Sold Out“, que fazem da audição muito agradável.

O álbum foi muito bem recebido, tanto pela crítica especializada, que teceu diversos elogios, quanto pelos fãs. “Between the Buttons” apareceu em algumas poucas paradas musicais na época de seu lançamento, todas elas, no Top 10: foi 2° na Alemanha, Noruega e na “Billboard 200“, 3° no Reino Unido, 7° na Austrália e 9° na Finlândia. Foi certificado com Disco de Ouro pela RIAA, nos Estados Unidos. Em 2003, a revista Rolling Stone classificou o nosso aniversariante na 355ª posição, entre os 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos.

A banda ainda seguiria apostando nos elementos psicodélicos no próximo álbum, que iremos falar sobre ele em um momento oportuno. O The Rolling Stones segue em plena atividade, hoje contando apenas com Mick Jagger e Keith Richards. O último álbum da banda foi “Hackney Diamonds“, lançado em 2023, dois anos após a morte de Charlie Watts, que gravou o play. Hoje é dia de celebrar mais um aniversário deste álbum, enquanto aproveitamos os últimos dias de uma das maiores bandas de Rock de todos os tempos.

Between the Buttons – The Rolling Stones
Data de lançamento – 20/01/1967
Gravadora – Decca

Faixas:
01 – Yesterday’s Papers
02 – My Obsession
03 – Back Street Girl
04 – Connection
05 – She Smiled Sweetly
06 – Cool, Calm & Collected
07 – All Sold Out
08 – Please Go Home
09 – Who’s Been Sleeping Here?
10 – Complicated
11 – Miss Amanda Jones
12 – Something Happened to Me Yesterday

Formação:

  • Mick Jagger – vocal/ tamborim/ bumbo
  • Keith Richards – guitarra/ violão/ baixo/ backing vocal
  • Brian Jones – órgão/ piano/ guitarra/ slide guitar/ banjo/ tamborim/ gaita/ saxofone/ palmas/ flauta doce/ pandeiro/ kazoo/ theremin
  • Bill Wyman – baixo/ backing vocal/ palmas
  • Charlie Watts – bateria/ palmas

 

  • Participações especiais:
  • Jack Nitzsche – piano
  • Ian Stewart – piano/ órgão
  • Nicky Hopkins – teclado
  • Nick de Caro – acordeon em “Back Street Girl