hbNews

“Mulheres no Punk” acontece no Tendal da Lapa neste domingo, 21 de abril

“Mulheres no Punk” acontece no Tendal da Lapa neste domingo, 21 de abril

21 de abril de 2024


“Mulheres no Punk” promete ser um evento imperdível no Tendal da Lapa neste domingo, 21 de abril, reunindo algumas das bandas mais icônicas e inspiradoras da cena punk feminina paulista. Com uma programação repleta de energia, o evento apresentará performances arrebatadoras de cinco bandas como As Mercenárias, Dominatrix, Charlote Matou um Cara, Refugiadas e Ratas Rabiosas. Com entrada gratuita e início marcado para as 14 horas, “Mulheres no Punk” promete ser uma tarde inesquecível apresentando bandas de várias gerações do punk feminino e muita arte com a participação de 30 expositoras mulheres!

Conheça um pouco mais sobre as bandas que se apresentarão, a seguir:

AS MERCENÁRIAS

A banda As Mercenárias se apresenta no Carioca Clube na noite de 20 de Outubro de 2023: Foto: Carlos Pupo/Headbangers News

As Mercenárias é uma banda brasileira icônica que emergiu nos anos 80, e desafiou as convenções estabelecidas, tanto musicalmente quanto em suas letras provocativas e politicamente carregadas. Lideradas pela vocalista e baixista Sandra Coutinho, as Mercenárias tornaram-se conhecidas por sua energia crua e atitude rebelde, abordando temas como feminismo, alienação urbana e desigualdade social. Ao longo das décadas, o legado das Mercenárias permanece relevante, influenciando não apenas músicos, mas também aqueles que buscam expressão e empoderamento através da arte. Em sua formação, a banda também conta com a guitarrista Silvia e a baterista Pitchu Ferraz.

DOMINATRIX

Formanda em 1995, Dominatrix é uma banda de Hardcore Feminista, tem sido uma força motriz na cena alternativa, propagando uma mensagem poderosa de igualdade de gênero e empoderamento feminino. Com quatro álbuns lançados, além de participações em splits e coletâneas tanto no Brasil quanto internacionalmente, a banda se estabeleceu como uma voz ressonante não apenas localmente, mas também na Europa e nos EUA.

CHARLOTE MATOU UM CARA

Crédito da foto: Ana Paula Bogaciovas

Crédito da foto: Ana Paula Bogaciovas

Formada em 2015,  Charlote Matou Um Cara é uma banda de punk originária de São Paulo, cujo nome intrigante reflete a sua postura provocativa e irreverente. o grupo surge como uma voz rebelde em meio à cena musical paulista, e tem como suas maiores influências o movimento punk Riot Girl. Suas letras, muitas vezes ácidas e cheias de críticas sociais, abordam temas que vão desde questões políticas até experiências pessoais, sempre com uma perspectiva afiada e sem medo de confrontar tabus. A banda é composta por Déa (vocal), Nina (guitarra), Dori (bateria) e Camis (baixo).

RATAS RABIOSAS

Crédito da foto: Henrique Janssen

Ratas Rabiosas é uma banda de Hardcore Punk Feminista Antifascista que surgiu em São Paulo em 2013, trazendo consigo uma sonoridade furiosa e letras contundentes que abordam questões de gênero, desigualdade e resistência. Composta por Angelita nos vocais e baixo, Mandy na guitarra e vocais, e Lary na bateria e vocais, o trio desafia as normas e luta contra a opressão através de sua música incendiária.

REFUGIADAS

Refugiadas. Divulgação.

Refugiadas é uma banda de punk rock formada em setembro de 2021, durante a turbulência da pandemia, na cidade de São Paulo, por quatro amigas determinadas – Angelita nos vocais, Tati na guitarra, Kéu no baixo e Débora na bateria. Juntas, elas compartilham um objetivo claro: canalizar suas angústias e inquietações em um som poderoso que ecoe as numerosas injustiças que enfrentam. Com uma ênfase particular na questão de classe e nas interseções entre raça e gênero, Refugiadas desafia as normas estabelecidas e dá voz às experiências marginalizadas. Suas letras incisivas e músicas enérgicas servem como um manifesto de resistência, convidando os ouvintes a refletir, questionar e agir contra as estruturas opressivas que permeiam a sociedade.