hbNews

Nuclear lança single e videoclipe da faixa “Abusados”

Nuclear lança single e videoclipe da faixa “Abusados”

17 de outubro de 2020


A banda chilena NUCLEAR lança o single e videoclipe de “Abusados”, o segundo single do novo disco “Murder of Crows”. É uma música cantada em espanhol, como parte da nova proposta da formação andina.

“Abusados” remete ao hit “Apátrida”, canção de 2012 também cantada no idioma nativo e uma das mais pedidas em shows, além de sucesso do NUCLEAR no streaming.

Anteriormente, a banda lançara “Facing Towards You”, que foi o primeiro single – lançado no mês passado – de “Murder of Crows”.

Além disso, “Abusados” é a primeira música deste disco que ganha videoclipe: um registro cru e inédito das manifestações sociais que tomaram o Chile, principalmente a capital Santiago, desde 18 de outubro de 2019, um manifesto popular e apartidário contra uma série de abusos do governo federal e seu descaso social.

O material audiovisual traz registros em primeira pessoa de diferentes momentos das manifestações em Santiago e de outras cidades chilenas.

“Tínhamos a letra e a música e o Felipe (Arredondo, diretor do video) nos entregou este grande e importante trabalho documental. Regista como as pessoas estão cansadas deste abuso constante e de um sistema social cruel e indolente, que então foram às ruas mostrar suas raivas e descontentamento ante tanta injustiça. O registo de Arredondo, inclusive dele sendo agredido por policiais, é uma mostra visceral do que trata a canção”, destaca Punto Sudy, baterista do Nuclear.

O diretor também fala sobre o videoclipe. “São anos de amizade com o Nuclear. Assim como a banda, sou do Norte do Chile e, nos últimos anos, trabalho documentando diferentes movimentos sociais, registrando em filme as demandas dos cidadãos excluídos pelo governo atual. Em 2019 eu estava exatamente em Santiago e tive a oportunidade de documentar a explosão social de milhões de chilenos desde o primeiro dia, que como um basta aos abusos, saíram às ruas, sem medo, para manifestar. Considero de grande importância que este material possa ser visto não apenas no Chile, mas em outros países e isso é exatamente o que meu trabalho busca junto a esta nova etapa do Nuclear. Mais do que videoclipe, é uma obra de memória é um documento da luta social”.

Já o guitarrista Sebastián Puente enfatiza que “essa música é dinâmica, com diversas etapas e cresce no desenrolar da audição. É nossa segunda canção em espanhol, um fator muito importante à banda. Foi um desafio, sem dúvida, e o resultado é fantástico. Foi composta antes desta situação de manifestos no Chile, no entanto, reflete fielmente o que se sucedeu neste período tão importante ao país”.

Puente acredita que “Abusados”, provavelmente, cause um sentimento de pertencimento no povo chileno. “É o que de melhor pode acontecer num processo de entrega artística”.

“Murder of Crows” será lançado oficialmente no próximo dia 13 de novembro pelo selo europeu Black Lodge Records. A pré-venda oficial para países da América Latina já está disponível no site da gravadora.

“Abusados” já está disponível no Youtube e nas principais plataformas de streaming, como SpotifyBandcamp e Tidal.