hbNews

Pat Torpey, baterista do Mr. Big, morre aos 64 anos

Pat Torpey, baterista do Mr. Big, morre aos 64 anos

9 de fevereiro de 2018


Pat Torpey, baterista e membro fundador do Mr. Big, morreu quarta-feira (07) devido a complicações do Mal de Parkinson. Ele tinha 64 anos.

“Com o coração partido, nós informamos que nosso irmão, amigo, baterista e membro fundador, Pat, faleceu quarta-feira, 7 de fevereiro, de complicações da doença de Parkinson”, disse o grupo em um comunicado.

Nascido em Cleveland em 14 de dezembro de 1953, Torpey começou a tocar bateria quando tinha sete anos. Ele se mudou para Los Angeles em 1983, onde trabalhou nos programas musicais de TV “American Bandstand” e “Solid Gold” antes de viajar em turnê com Tina Turner, Belinda Carlisle e Knack.

Ele chamou a atenção de Paul Gilbert e Billy Sheehan, que procuravam formar um novo grupo com o cantor Eric Martin. Mas antes que eles pudessem gravar sua estreia, Torpey voltou para a estrada, desta vez com Robert Plant depois que Chris Blackwell, baterista titular da banda de Plant, quebrou o braço.

O Mr. Big foi formado oficialmente em 1988 por Torpey, Billy Sheehan, Eric Martin e Paul Gilbert.

Seu álbum de estreia “Mr. Big” foi lançado em 1989, mas foi seu segundo álbum, “Lean Into It”, que trouxe o grupo para o sucesso, incluindo o single número 1 das paradas “To Be With You”.

O Mr. Big rompeu depois de uma turnê de 2001, mas depois a formação original se reuniu em 2009 para mais três álbuns.

Torpey foi diagnosticado com Parkinson em 2014. Depois disso, ele permaneceu com a banda como “produtor de bateria” no álbum “Defying Gravity” lançado ano passado e contribuindo com backing vocals e percussão em turnê.