Uma das mais importantes do punk e post-hardcore contemporâneo, com sua energia bruta e canção de intensidade emocional única, a icônica banda Refused faz a aguardada estreia em São Paulo nesta sexta-feira, 31 de outubro, no Terra SP.
O evento, promovido pela Balaclava Records e pela Powerline Music & Books, marca a estreia do Refused no Brasil com a turnê de despedida definitiva dos palcos, a “Refused Are Fking Dead – And This Time They Really Mean It”.
Ingressos no site da Fastix: https://fastix.com.br/events/refused-em-sao-paulo
A banda paulistana Eu Serei a Hiena vai fazer a abertura do show, com seu punk com nuances post-hardcore, sempre direto e enérgico.
Refused, por sua vez, é um dos nomes mais influentes do hardcore moderno. Formado nos anos 1990 na Suécia, o grupo é conhecido por obras como “The Shape of Punk to Come” (1998), que redefiniu os limites do gênero ao incorporar elementos eletrônicos, jazz e experimentações rítmicas.
A banda anunciou em 2025 que encerraria as atividades com uma última série de apresentações ao redor do mundo, como a primeira turnê pela América do Sul.
O impacto sonoro e ideológico do Refused moldou o caminho para o post hardcore moderno e o renascimento do punk anticonformismo – sempre se posicionou contra o capitalismo, o fascismo e o conformismo da indústria musical. Os suecos deixam claro, por meio da música e discursos, de que o rock é uma ferramenta de ruptura e consciência.
A aura visionária do trabalho de décadas do Refused, criado em 1991 na cidade de Umeå, paira sob o clássico álbum The Shape of Punk to Come, um urgente e atemporal manifesto revolucionário. O álbum de 1998 é frequentemente citado como um dos discos mais inovadores da história do punk e do rock alternativo, com sua mistura de hardcore punk com jazz, eletrônica, spoken word e estruturas não convencionais.
Faixas como ‘New Noise’, Refused are f*ucking dead’ e ‘The Deadly Rhythm’, mais do que músicas, são um marco cultural do rock contemporâneo.
Após uma pausa na carreira, retornaram em 2012 e, em 2015 trouxeram ao mundo o álbum Freedom, que concorreu ao Grammy na categoria Melhor Performance de Hard Rock/Metal. War Music, de 2019, é último 0 disco de inéditas, que foi listado pela Loudwire como um dos 50 melhores álbuns daquele ano.
Ao vivo, o vocalista Dennis Lyxzén, com seu carisma e fervor característicos, imediatamente toma controle da atenção de todos e comanda a catarse do Refuse e o que a banda representa: rebeldia, paixão e o espírito indomável do punk rock.

SERVIÇO
Refused em São Paulo
Banda de abertura: Eu Sereia Hiena
Data: 31 de outubro de 2025 (sexta-feira)
Horário: 19h (abertura da casa)
Local: Terra SP
Endereço: Av. Salim Antonio Curiati 160, São Paulo, SP
Venda online: https://fastix.com.br/events/refused-em-sao-paulo
Venda física: Loja 255, na Galeria do Rock (São Paulo/SP) – somente Pix