hbNews

Rock in Rio 2024: Celebração histórica na Virada do Ano e novidades para a edição dos 40 anos do festival

Rock in Rio 2024: Celebração histórica na Virada do Ano e novidades para a edição dos 40 anos do festival

31 de dezembro de 2023


Às vésperas de iniciar um ano histórico, o Rock in Rio está prestes a receber uma honrosa homenagem da Prefeitura do Rio durante o Réveillon. A emocionante celebração, programada para impactar os três milhões de presentes na Praia de Copacabana, promete encantar com um espetáculo visual inédito protagonizado por 400 drones. Minutos antes da virada, o céu será palco de imagens deslumbrantes, incluindo a icônica guitarra do festival e luminosas mensagens de Ano Novo.

Em sintonia com os drones, a Nova Orquestra, composta por cerca de 50 músicos sob a regência da Maestrina Ludhymila Bruzzi, apresentará um espetáculo único ao lado do coral CarioCanto. O Vice-Presidente Artístico da Rock World, Zé Ricardo, responsável pela trilha sonora inédita, conduzirá um medley de músicas marcantes do Rock in Rio, convocando o público para um karaokê gigante à beira do mar.

Para aquecer os fãs para esta grandiosa festa, a Yup Star, a Roda-Gigante do Rio, projetará textos homenageando a edição de 40 anos do festival até 02 de janeiro, às 19h. A programação da virada, no palco em frente ao Copacabana Palace, inclui o aguardado show dos drones, Nova Orquestra e coral CarioCanto, iniciando às 23h45. Este espetáculo sem precedentes contará com 400 drones, proporcionando o maior show do gênero já realizado na Praia de Copacabana.

A venda geral de ingressos para esta edição histórica acontecerá em 11 de abril, às 19h, exclusivamente no site da Ticketmaster. Aqueles que desejam garantir um lugar na Cidade do Rock em 2024 devem se planejar, considerando que o Rock in Rio Card esgotou em 2h04 neste ano.

A virada do ano nos dez palcos espalhados pelo Rio de Janeiro é promovida pela Prefeitura do Rio, em colaboração com a Riotur e a agência SRCOM.

A Yup Star, com seus 88 metros de altura, localizada no Porto Maravilha, homenageia o Rock in Rio projetando mensagens especiais até 02 de janeiro, às 19h, celebrando a chegada do novo ano e os 40 anos do festival.

Para celebrar quatro décadas de grandes encontros, o Rock in Rio prepara uma exposição interativa, um table book e um novo musical para 2024. A virada do ano em Copacabana será apenas o início de uma série de eventos ao longo do ano, prometendo uma celebração épica.

Na Cidade do Rock, o Palco Sunset, pela primeira vez, terá a mesma boca de cena que o Palco Mundo, destacando sua importância. O Palco Mundo, com uma megaestrutura de 104m de frente e 30m de altura, terá novidades na cenografia para encantar o público. Além disso, a Cidade do Rock apresentará o Global Village, uma nova área de entretenimento que ocupará 7.500 m2, destacando o compromisso do festival com a paz, diversidade cultural e música global. Uma experiência imersiva única aguarda os visitantes, com uma cenografia inspirada em ícones arquitetônicos de todo o mundo.

Crédito Marcelo Paixão

Sobre o Rock in Rio 

Em 1984, as engrenagens começaram a girar para dar vida à primeira edição do que se tornaria o maior festival de música e entretenimento do mundo: o Rock in Rio. Sob a visão de Roberto Medina, o evento, que hoje completa quatro décadas, marcou um capítulo crucial na história do entretenimento brasileiro. Pela primeira vez, um país da América do Sul sediava um evento musical de tal magnitude, consolidando o Brasil no mapa dos eventos internacionais.

Os primórdios do festival ocorreram em uma área de 250 mil m², em Jacarepaguá, durante dez dias de espetáculo que iluminou 1 milhão e 380 mil espectadores. O palco, colossal na época com 80 metros de boca de cena, recebeu 15 atrações nacionais e 16 internacionais. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, o Rock in Rio transcendeu fronteiras, conquistando Lisboa (Portugal), Madrid (Espanha) e Las Vegas (EUA).

Desde sua estreia, o festival gerou um impacto considerável, resultando em 265 mil empregos diretos e indiretos e, somente na última edição de 2022, contribuiu com um impacto econômico superior a 2 bilhões na cidade do Rio de Janeiro. Em 2022, foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. Ao longo dos anos, as Cidades do Rock receberam mais de 11.2 milhões de visitantes, testemunhando apresentações de 3.816 artistas em 130 dias de magia. Os números impressionantes continuam, com mais de 64 milhões de alcance nas redes sociais em 2022 e mais de 12 milhões de fãs online.

O Rock in Rio vai além da música, sendo um agente de mudança positiva nos países onde é realizado. Comprometido com a construção de um mundo melhor, o festival promove valores de felicidade, confiança e empatia, visando um planeta mais saudável. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Rock in Rio possui a certificação ISO 20121 de Eventos Sustentáveis e, até agora, investiu mais de R$ 110 milhões em projetos que abrangem sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros. Na Amazônia, por exemplo, foram plantadas 73 milhões de árvores.

À medida que 2024 se aproxima, o Rock in Rio prepara-se para celebrar quatro décadas de sucesso. As festividades começam no Brasil, nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro, no Parque Olímpico, Rio de Janeiro, seguidas pelas celebrações em Lisboa nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho, no Parque Tejo. Das 22 edições anteriores, nove foram realizadas no Brasil, nove em Portugal, três na Espanha e uma nos Estados Unidos. A jornada épica do Rock in Rio continua, marcando um capítulo significativo na história da música e do entretenimento mundial.

Divulgação/Rock in RIo