A banda brasileira Seeker Becomes Seer lançou o EP “500 Years”, antecipando seu álbum de estreia, previsto para o início de 2026. Gravado no lendário estúdio Sonastério (Milton Nascimento, Skank), em Minas Gerais, o projeto combina stoner, prog, sludge e psicodelia, feita com o propósito de resgatar a autenticidade e o caráter humano da música. Distante das produções digitais genéricas e imediatistas que dominam o mainstream, o EP propõe uma alternativa absolutamente orgânica, fruto de performances totalmente reais e de um processo colaborativo intenso. Com convidados especiais e uma narrativa poderosa, “500 Years” consolida a proposta audaciosa da banda de unir técnica, experimentação e profundidade em tempos de superficialidade artística.
O vocalista Lucas Donnard destaca: “Participar da criação deste projeto, EP e álbum, tem sido uma das experiências criativas mais satisfatórias da minha vida. Quando você está completamente cercado por nada além do concreto do Sonastério e o cerrado mineiro por dias, semanas, meses, desconectado do resto do mundo e entocado dentro do estúdio, é assustador o quão fácil é se convencer de que nada mais nesse mundo tem tanta importância quanto aquilo que estamos criando. Por várias vezes me senti como um monge eremita, focado inteiramente na tarefa diária, ritualística, masoquista de fazer música. As nove faixas que compõem nosso primeiro EP e álbum são o resultado desta busca; uma busca quase que espiritual por algo maior que nós mesmos. Cada nota, cada palavra, cada momento de silêncio carrega consigo a intensidade daqueles dias de isolamento voluntário. O que nasceu dessa experiência transcende qualquer expectativa que pudéssemos ter no início: é um testemunho sonoro de uma jornada interior que nos transformou tanto quanto transformou nossa arte.”
Ouça o EP “500 Years” em todas as plataformas de streaming ou pelo link a seguir:
Se inscreva no canal da banda no YouTube e confira também o videoclipe para a faixa título do EP:
A Seeker Becomes Seer foi fundada oficialmente em 2025, após dois anos de intensa experimentação musical no estúdio Sonastério, um verdadeiro santuário erguido nas montanhas do sudeste brasileiro. Liderado pelo fundador do estúdio e produtor Bruno Barros (Angra, Supercombo), ao lado do guitarrista Rodrigo Peixoto e do vocalista Lucas Donnard, o projeto nasceu de um período de liberdade criativa total, com um objetivo central: oferecer uma alternativa mais orgânica e eclética ao metal ultra processado, sintético e previsível que domina o mainstream. O resultado desafia os limites do Metal, combinando riffs e arranjos grandiosos, instrumentações surpreendentes, sintetizadores caleidoscópicos e muita psicodelia, transitando com naturalidade entre diversos gêneros musicais, carregando influências absolutamente distintas, que passam por nomes como Mastodon, Metallica, Tool, Alice in Chains, Baroness, Sepultura, System of a Down, Pantera e Black Sabbath.
O EP “500 Years” foi produzido de forma totalmente independente e mixado pelo vencedor do Grammy Latino, Arthur Damásio. Suas quatro faixas refletem perfeitamente as ambições musicais da banda e sua abordagem colaborativa. Diversos músicos convidados adicionaram cordas, percussões brasileiras, sintetizadores e violões ao lineup principal. Nenhum espaço foi dado a soluções artificiais, sendo tudo registrado com instrumentos reais, performances genuínas e uma busca incansável por um som autenticamente humano.
“500 Years” foi gravado com vocais de Lucas Donnard, guitarras de Bruno Barros e Rodrigo Peixoto, bateria de Rafael Pensado, da equipe de produção do Megadeth e braço direito de Dave Mustaine, baixo de Filipe Marks, percussões de Abel Borges e sintetizadores por Lucas De Moro. A produção ficou nas mãos de Bruno Barros e Rodrigo Peixoto, que também assinam as gravações. A pós-produção e a mixagem foram conduzidas por Arthur Damásio, vencedor do Grammy Latino, enquanto a masterização é assinada por Fernando “Bola” Delgado. Na parte visual da obra, as fotografias promocionais são de André Greco Amaral, e a arte de capa do EP foi criada por Lucas Donnard e Rodrigo Peixoto. O videoclipe teve direção de Lucas Donnard, com filmagens de Emanuel “Manolo” Duarte e Jorge Rabello, iluminação de Júlio Cesar (Julinho) e edição e cor novamente a cargo de Lucas Donnard. Todas as faixas do trabalho foram compostas em parceria por Bruno Barros, Rodrigo Peixoto e Lucas Donnard.
A formação oficial da Seeker Becomes Seer conta com Lucas Donnard nos vocais, Bruno Barros e Rodrigo Peixoto nas guitarras, Thiago Caeiro na bateria e Filipe Marks no baixo.
Saiba mais sobre a Seeker Becomes Seer e acompanhe todas as suas novidades, lançamentos e agenda de shows em @seekerbecomesseer no Instagram, ou por meio de sua Assessoria de Imprensa, Hell Yeah Music Company.