hbNews

Serj Tankian se manifesta contra mais uma possível guerra no Oriente Médio

Serj Tankian se manifesta contra mais uma possível guerra no Oriente Médio

5 de janeiro de 2020


Logo no início de 2020 os Estados Unidos coordenaram um ataque contra o aeroporto em Bagdá, no Iraque, que matou Qasem Soleimani, o chefe da Força Revolucionária da Guarda Quds do Irã, considerado um dos homens mais importantes do país. Além dele, ao menos outras sete pessoas morreram.

Entre os críticos das ações do governo do presidente Donald Trump está o vocalista do System of a Down, Serj Tankian, que manifestou seu descontentamento pelo Twitter criticando o republicano e também o democrata Bill Clinton, que já havia executado ação parecida para se safar de um processo de impeachment.

“Um mês antes de seu julgamento de impeachment no Senado e num ano de eleição, Trump faz um chamado para assassinar um líder da Guarda Revolucionária do Irã. Uma medida que Clinton fez, bombardeou o Iraque antes de seu impeachment no Senado. Estamos dizendo NÃO A OUTRA GUERRA!” “afirmou Tankian nas redes sociais, enquanto re-twittava um meme postado pelo diretor de cinema Michael Moore.

 

“Este ataque teve como objetivo impedir futuros planos de ataque iranianos. Os Estados Unidos continuarão a tomar todas as medidas necessárias para proteger nosso povo e nossos interesses, onde quer que estejam ao redor do mundo”, dizia uma nota divulgada pelo Pentágono.

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, afirmou que Trump ordenou o ataque aéreo “sem a consulta do Congresso”. O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, alertou nesta última sexta-feira (03) que uma “retaliação dura está aguardando” pelos EUA.

A Guarda Quds é uma força de elite do exército iraniano e teria sido responsável pela invasão da Embaixada dos EUA, em Bagdá, no início desta semana. O Irã nega participação na invasão.

O trabalho do cantor  Serj Tankian, que é descendente de armênios, é conhecido por sua visão política de ativismo contra a guerra e pelos Direitos Humanos. Diversas de suas letras criticam a sociedade atual, a violência e pregam a justiça social.