Steel & Velvet é um grupo de folk-rock independente que tem grande potencial para tornar-se global muito em breve, e podemos garantir isso com o lançamento de mais um grande single, uma versão do clássico “Orphan’s Lament”. A faixa exala vibrações positivas e demonstra a dedicação da banda em criar músicas que ressoem com o público. Steel & Velvet tem uma nova proposta artística: ‘People Just Float’. Dois trabalhos em um: um EP com seis faixas e um curta-metragem dirigido por Loïc Moyou.
Além do sentimento forte que sentimos através desta música, há toda a ideologia e mensagem que a banda passa, provando seu talento e um conjunto de mentes brilhantes fazendo arte. A canção é uma gravação mágica com músicos incríveis e uma energia leve que só quem ouve pode vivenciar. A banda revela seu desejo de criar uma música penetrante e inspiradora que contrastasse com a percepção comum. A dedicação de Steel & Velvet à autenticidade transparece nesta produção artesanal, prometendo uma experiência auditiva que ressoará profundamente com os entusiastas em todo o mundo.
A canção “Orphan’s Lament” é a faixa de abertura do EP ‘People Just Float’. A banda comenta: “Ela apresenta Joshua, o personagem principal. Na versão original, lançada em 1978 (Visions of the Country), Robbie Basho se acompanha ao piano. Romuald Ballet-Baz a adaptou brilhantemente para violão, utilizando a técnica de fingerpicking tão apreciada por Robbie Basho. Introduzida por uma escala pentatônica, esta peça, dedicada aos órfãos, carrega uma aura universal. A escolha de um tom mais grave adiciona um toque terroso, ainda mais realçado pela profundidade da voz de Johann Le Roux. A emoção é palpável na interpretação desses dois músicos, cuja conexão é evidente”.
Este trabalho dá sequência a carreira do artista e prova que ele soube usar todas suas influências e misturar de uma jeito peculiar para criar sua própria identidade no cenário musical, apresentando sua ideologia sonhadora e espiritual, junto com o som relaxante e peculiar, que traz uma atmosfera sonora sentimental ao mesmo tempo que exala um frescor sincero graças a energia jovial e mente visionária de Johann Le Roux, Romuald Ballet-Baz e Jean-Alain Larreur, que experimentam diversos gêneros e mantém sua música fresca e emocionante, mostrando suas habilidades de composição.
“Orphan’s Lament” traz uma sonoridade clássica da música regional com uma atmosfera muito nostálgica ao mesmo tempo que consegue ser contemporanea, com toques fortes e bem encaixados de medieval. As linhas de violão são doces e quentes, sutis e charmosas que possui um alcance admirável e cheio de técnica. Os vocais são o que chama atenção, operisticos e perfeitos
A canção mantém a frequência, conduzindo o ouvinte em uma viagem sonora inesquecível, totalmente instrumental, com destaque na forma como Steel & Velvet misturaram a energia e sonoridade de uma maneira peculiar criou um hit atemporal perfeito para os fãs do estilo, conversando diretamente com seu instrumental e com o ouvinte, transmitindo diversos sentimentos de forma satisfatória, capaz de conquistas os fãs mais saudosistas e exigentes até o público que busca uma sonoridade mais atual.
A performance de Steel & Velvet é perfeita, como uma montanha-russa emocional transformando seu trabalho em uma obra de arte que vai além da música.
Steel & Velvet é um grupo de folk-rock que nasceu em 2021 da amizade entre Johann Le Roux (vocal) e Romuald Ballet-Baz (guitarra), músicos bretões com sólida formação clássica. Logo se juntou a eles outro amigo guitarrista (também bretão), Jean-Alain Larreur, mais ligado ao blues-rock, e juntos oferecem uma coleção de músicas gravadas em um espírito semelhante ao das “American Recordings” de Johnny Cash. Guitarras acústicas e vocais. Um som minimalista, despojado e autêntico. A maior parte do repertório consiste em covers de artistas norte-americanos dos universos do folk, rock e grunge.
No entanto, eles também se aventuraram na composição, lançando seu single de estreia, “Poppy Field” (Song for the Armistice), em maio de 2022. “Waiting for Some Warmth” foi lançado em 26 de maio de 2023. O título e as quatro covers não deixam dúvidas sobre a natureza do EP: uma homenagem a Mark Lanegan. Este último “gostava muito desse tipo de música, quando alguém consegue pegar um violão ou uma instrumentação leve e uma bela voz e me transportar para outro lugar”. Corresponder a esses critérios é o objetivo declarado dos músicos do Steel & Velvet.
Em outubro de 2025, Steel & Velvet retornou com uma nova proposta artística: “People Just Float”, um trabalho duplo: um EP com seis faixas e um curta-metragem dirigido por Loïc Moyou.
Acompanhe Steel & Velvet nas redes sociais:
https://www.facebook.com/steel.and.velvet
https://www.instagram.com/steelandvelvet2021/?hl=fr