hbNews

Supergrupo Cemetery Skyline faz show único em São Paulo no dia 16 de setembro

Supergrupo Cemetery Skyline faz show único em São Paulo no dia 16 de setembro

12 de setembro de 2025


Cemetery Skyline, um supergrupo formado por integrantes do Dark Tranquility, Sentenced, Amorphis, Dimmu Borgir, entre outras bandas do primeiro escalão da música pesada mundial, faz sua estreia no Brasil na terça-feira do dia 16 de setembro. O único show no país acontece em São Paulo (SP), no Hangar 110, às 20h30, com realização da Overload.

Ingressos: www.clubedoingresso.com/evento/cemeteryskyline

Cemetery Skyline é cruzamento perfeito entre Type O Negative, Tiamat e Sister Of Mercy, vide o disco de estreia North Gothic, lançado em 2024 pela Century Media e com distribuição mundial via Sony Music.

O time é formado por Mikael Stanne (vocal, Dark Tranquillity, The Halo Effect, Grand Cadaver), Markus Vanhala (guitarra, Insomnium, Omnium Gatherum, I Am The Night), Santeri Kallio (teclado, Amorphis), Victor Brandt (baixo, Dimmu Borgir, Witchery, ex-Entombed/Entombed A.D., ex-Firespawn e muitos mais) e Vesa Ranta (bateria, Sentenced, The Abbey).

A banda soltou um clipe para a música Torn Away, assista aqui:

“Quem gostaria que a gente montasse uma nova banda de extreme metal? Bem, talvez alguém sim, mas não é esse o caso desta vez, porque há algo um pouco diferente na mesa…”. A frase contemplativa pertence ao guitarrista Markus Vanhala.

“No passado, minhas bandas muitas vezes fizeram turnê com o Amorphis e o Dark Tranquillity, então acabei conhecendo bem o Santeri e o Mikael – e claro, o contrário também. E se você vai começar uma banda com influência gótica, não é um grande salto chegar ao Vesa ou ao Victor – e eles também são amigos de longa data!”, diz Vanhala.

Como nasceu a trilha sombria do Cemetery Skyline? “Talvez quatro ou cinco anos atrás, um dos músicos começou a me ‘estrangular’ – só de leve, claro – e insistiu: ‘Está na hora… de uma nova banda!’ A situação surgiu meio do nada, mas assim que percebi aonde esse caminho melancólico estava levando, balancei a cabeça em concordância.”

“Com o Cemetery Skyline, estamos trilhando direções musicais antes inexploradas – aqueles becos mais escuros que guardamos com carinho no coração, mas que nunca tínhamos realmente percorrido. E estamos todos muito empolgados!”

Uma das palavras-chave – goth – já foi mencionada. “Todos nós compartilhamos um amor profundo pelo goth rock dos anos 80 e 90 – seja o mais puxado para sintetizadores ou aquele mais pesado e dominado por guitarras. Você conhece bem a pegada das melhores bandas, de The Sisters of Mercy a Type O Negative”, descreve Santeri Kallio, que divide as composições com Vanhala.

“Mas o Cemetery Skyline é uma banda gótica? Talvez em certa medida, mas certamente essa não é toda a história. Se você tiver que descrever de alguma forma a música diversa do Cemetery Skyline, faça-nos um favor e nos chame de embaixadores do rock melódico, melancólico e sombrio. Obrigado.”

“Pense em uma banda como o Faith No More… o Cemetery Skyline não soa nada como eles, mas também não dava para categorizá-los exatamente. Eu gostaria de pensar o mesmo sobre nós”, acrescenta Vanhala.

Não há necessidade de discutir um ponto: o conteúdo das letras da banda é escavado profundamente na atmosfera gótica sombria. O conceito lírico escrito por Stanne – pela primeira vez em sua distinta carreira, Mikael usa um estilo de canto limpo e elegante em todo o álbum – mergulha irresistivelmente no mundo paradoxal da “solidão nórdica”.

“As letras estão profundamente enraizadas na vida solitária autoescolhida dos povos nórdicos, em seu comportamento antissocial e no senso de humor sombrio… Ao escrever as letras, aproveitei essa característica nossa, que você poderia chamar de estilo de vida gótico escandinavo”, diz Stanne.

Em outras palavras, o Cemetery Skyline não é um projeto de vida curta que vai murchar lentamente; é uma nova banda estável.

SERVIÇO

Cemetery Skyline em São Paulo

Data: 16 de setembro de 2025

Horário: 19h (abertura da casa) | Show: 20h30

Local: Hangar 110 (Rua Rodolfo Miranda, 110 – Bom Retiro – São Paulo, SP)

Ingressos: www.clubedoingresso.com/evento/cemeteryskyline

Mais informações: instagram.com/overloadbrasil