Os Titãs vão celebrar os 40 anos do álbum Cabeça Dinossauro com uma turnê nacional em 2026. A série de shows começa em 28 de março, no Espaço Unimed, em São Paulo, e passa por Belo Horizonte no dia 25 de abril, Rio de Janeiro em 9 de maio e Curitiba em 18 de julho. A turnê é realizada pela 30e e apresentada pelo Itaú.
Lançado em 1986, Cabeça Dinossauro é considerado um marco do rock brasileiro. O disco surgiu em meio ao processo de redemocratização do país e abordou temas como censura, fé, violência e poder, com letras diretas e sonoridade agressiva. Quatro décadas depois, Branco Mello, Sérgio Britto e Tony Bellotto voltam ao repertório para marcar a data.
“Cabeça Dinossauro marcou a nossa carreira e a história do rock nacional, não há como negar. Inventamos ali o nosso vocabulário riffs fortes, vocais gritados, letras sintéticas e precisas, etc. Isso, somado à temática das canções, deixou uma marca profunda na nossa trajetória”, afirma Sérgio Britto. Tony Bellotto também comenta a celebração. “É emocionante celebrar um álbum que permanece atual depois de 40 anos”. Branco Mello completa. “Cabeça Dinossauro, Pança de Mamute, Espírito de Porco. Dessa pequena e poderosa letra composta em 1986 nasceu o título de um dos álbuns mais lembrados e celebrados da nossa história. Cabeça Dinossauro está fazendo 40 anos e é com imenso prazer que comemoraremos com nosso público essa data tão especial”.
Produzido por Liminha, Vitor Farias e Pena Schmidt, o álbum teve recepção intensa na época do lançamento e passou a figurar, ao longo dos anos, em listas dos principais discos do rock nacional. Entre as faixas mais conhecidas estão Polícia, Igreja, Bichos Escrotos e AAUU.
Segundo Alexandre Wesley, VP Global Music Promoter da 30e, a turnê nasce da relação construída com a banda em projetos anteriores. “Construímos um forte vínculo com todos os músicos durante a turnê Titãs Encontro, que revolucionou o mercado de entretenimento ao vivo no Brasil. E não poderíamos deixar passar um marco tão importante da música brasileira: as quatro décadas do álbum Cabeça Dinossauro”, diz.
Para o Itaú, patrocinador da turnê, a iniciativa reforça a ligação histórica da marca com a música. “Celebrar os 40 anos de Cabeça Dinossauro é reconhecer um dos discos mais transformadores da história da música brasileira e o legado dos Titãs como uma banda que deu voz a diferentes gerações”, afirma Rodrigo Montesano, Superintendente de Experiências e Conexões de Marcas do banco.
A direção do espetáculo será de Otávio Juliano, que também assinou o show do projeto Titãs Encontro. A pré-venda de ingressos para clientes Itaú começa em 16 de dezembro, às 10h, com 15% de desconto. A venda geral tem início em 18 de dezembro, ao meio-dia, pelo site da Eventim. Novas datas da turnê ainda serão anunciadas.
