No seu quadragésimo aniversário, a banda alemã de thrash metal Sodom preparou um lançamento especial para seus fãs intitulado “Sodom – 40 Years At War – The Greatest Hell of Sodom”. No Brasil, a Shinigami Records em parceria com a SPV Records e a Sound City Records disponibilizam o álbum em dois formatos: digipack e acrílico.
O álbum com 66 minutos de duração, traz novas gravações de 17 músicas icônicas da carreira da banda, uma de cada álbum, incluindo algumas que raramente são executadas nos shows ao vivo. Além disso, o álbum apresenta uma arte de capa fascinante criada por Eliran Kantor, artista responsável por outras capas memoráveis para bandas como Kreator, Testament, Helloween, Havok e My Dying Bride, entre outras. Na arte, o mascote da banda, “Knarrenheinz”, aparece em um combate corpo a corpo com o “Red Hooded Executioner” do EP “In the Sign of Evil” de 1985.
Assim como em seu álbum anterior, “Genesis XIX”, a produção do álbum também segue uma abordagem “ao vivo” bem selvagem com a gravação analógica, dando às faixas um peso extra que é difícil de encontrar em gravações modernas.
A escolha das faixas na verdade foi bem fora da curva, ninguém espere aqui algo como um álbum “Best Of”, na verdade parece que a intenção da banda com este lançamento foi aproveitar para lapidar algumas músicas de sua trajetória.
A banda tem um grande trunfo: Tom Angelripper nunca mudou seu estilo vocal e continua fiel a ele. Além disso, a volta do guitarrista Frank Blackfire e a adição de um segundo guitarrista deram um novo gás ao grupo, como foi comprovado em seu último lançamento.
As novas versões têm uma sonoridade mais refinada e atual, mas as músicas mantiveram seus arranjos originais de propósito. Essa renovação não comprometeu a essência cultuada da banda, pelo contrário, adicionou ainda mais intensidade e fúria.