“Persona Non Grata” (2025) marca a estreia do trio punk feminino Agravo, formado em agosto de 2022 na região metropolitana de São Paulo/SP.
Incialmente lançado no formato virtual em março desse ano, meses depois o material foi lançado também no formato físico, em CD, pela parceria Red Star, Undershows, Programa Atentado Sonoro, Punho em Riste Records, Weirdo Distro, Sezeli Recs, Brado Records, Alternativa Distro, Cosmonauta Submerso Gravações, Two Beers Or Not Two Beers e Denix SP.
Ao todo são nove faixas em pouco mais de quinze minutos de um raivoso punk/hardcore com fortes influências de metal na guitarra e letras que abordam feminicídio (“Morta” e “Sete Palmos”), misoginia (“Não”), fanatismo religioso (“Perversa Idolatria”), violência policial (“A.C.A.B.”) e afins – os mesmos velhos problemas de sempre do Brasil.
Gravado no Red Star Studios por Henrique Khoury, “Persona Non Grata” (2025) apresenta um som muito bem captado, mostrando que ser uma banda punk não é sinônimo de lançar um material tosco e desleixado e que sim, dá para manter a fúria do estilo com uma boa qualidade sonora.
Pude ver o trio ao vivo aqui em Belo Horizonte em uma edição do festival Metalpunk Overkill ano passado e deu pra sacar o bom entrosamento do trio que conta com Amanda Paim (guitarra e vocais), mais as experientes Nicole Taille (Epidemia e passagem por outras bandas hardcore/punk) e Camila Santos (baterista também no The Damnnation, grupo de death/thrash metal).
Além da música, o Agravo tem uma postura ativa no underground, incluindo participações em festivais ligados ao feminismo, antirracismo, pró-veganismo e outras causas sociais. “Persona Non Grata” (2025) pode ser obtido diretamente com a banda ou com os selos responsáveis pelo seu lançamento.
Formação:
Amanda Paim: guitarra e vocais
Nicole Taille: baixo e vocais
Camila Santos: bateria
Faixas:
01 Não
02 Partisans
03 Morta
04 Laico (instrumental)
05 Perversa Idolatria
06 Gasta Carcaça
07 Sete Palmos
08 Fardo
09 A.C.A.B.