Jon Brændsgaard Toft apresenta o sétimo álbum da carreira, intitulado ‘Brick By Brick’. Após lançamentos bem sucedidos, a banda retorna com um disco chega de doze faixas ricas em versatilidade sonora, em uma odisseia emocionante e transcendental. A música de Jon Brændsgaard Toft é um lembrete do grande classic rock que surgiu durante os anos 70, voltado para o folk e country rock, mas criando uma abordagem melódica, atmosférica e com tons modernos. Sobre o disco, Jon diz: “Neste álbum, tentei combinar os diferentes mundos musicais que frequento. Por um lado, sou um baterista que ama rock progressivo e assinaturas de tempo estranhas. Por outro lado, sou um cantor e compositor que gosta de se apresentar em sessões de microfone aberto com meu violão acústico”.
‘Brick By Brick’ representa a marca única da alma de Jon Brændsgaard Toft. A sofisticação de suas músicas mostra que tem um conhecimento muito além, se igualando a grandes nomes da música. Há ousadia e perfeição juntas que tornam o som mais potente e grandioso, criando um uma história de coragem.
Jon Brændsgaard Toft combina elementos de classic rock, folk, progressivo e math rock e de várias épocas em um caldeirão rodopiante de guitarras densas e energia sônica impulsionada pelo groove. Com esse disco o cantor r compositor prova que segue com a ideologia artística, ousada e cativante, junto com o som penetrante e peculiar, que traz uma atmosfera sonora nostálgica ao mesmo tempo que exala um frescor sincero graças a energia jovial e mente visionária.
Logo na primeira faixa, “Mr. Johnson”, percebemos aonde quer chegar, entregando um choque elétrico de paixão mesclado com uma atitude destemida, provando que é um artista em constante avanço. A canção traz a calmaria e intimismo do southern rock, típica de bandas como America e Christopher Cross – além do refrão e melodia que grudam na mente nos convidando para reflexão. A seguinte é a faixa título, onde a sonoridade ganha mais densidade e melancolia, com riffs suaves, onde os vocais possuem uma performance de toque único, trazendo um rock mais nostálgico e sentimental. É a balada perfeita.
“Among Vikings” mostra o lado multifacetado criando uma vibe única e como a música sugere, entrando em um clima mais celta. Criando uma vibe majestosa para amantes deste estilo, este single mostra o quanto Jon Brændsgaard Toft adora dobrar e moldar gêneros musicais com sua atmosfera extravagante. Esta é a minha preferida, perfeita para trilha sonoras de séries como Game of Throne.
Subindo impecavelmente na ordem musical com batidas em camadas e arranjos nostálgicos, seu som está amadurecendo em algo único, o que pode ser visto em “Part of Something New”, que traz mais sentimentalismo e profundidade, e logo perceberá a nítida influência de bandas dos anos 80 com ritmos mais balançados, mas aqui temos a identidade única do artista e sua capacidade de se expressar de forma única.
“The New Blip” destila a melancolia penetrante e intimista com uma atmosfera mais romântica, onde as batidas são marcantes mas mantem o ambiente do rock progressivo com clima psicodélico. Com uma genialidade por trás dessa criação absurda e ousada, é a música perfeita para rádios e shows. “Worth a Try” traz riffs mais do southern rock com muito regionalismo, vocais marcantes, algo mais intimista e em tom de desabafo. “Insomnia” lembra algo mais rock mas mantendo o clima dos anos 70, perfeito para fãs mais saudosistas, proporcionando uma viagem magica.
A última é “The Ballad of Tir na NÒg”, que chega com toda energia folclórica que é uma marca registrada do artista. Uma melodia cativante e atraente com um arranjo musical genuíno é sentida na faixa, sendo a música que leva o ouvinte aos limites do desconhecido de uma forma prazerosa e impossível de descrever – é preciso ouvir e sentir por si só esse momento, pois os vocais cantam de forma teatral e penetra no ouvinte de uma forma única com seus sentimentos diversos. É uma canção leve e empoderada, conduzindo a uma viagem mágica, remetendo ao folk rock.
Jon Brændsgaard Toft chegou para ficar e já ganhou destaque repleto de ideias vibrantes, exclusivas e de pura nostalgia, sendo uma banda potente, de imersão com um domínio tão forte e confiante sobre seu som, que consegue encantar desde o público mais exigente até quem busca bandas novas. Perca-se com o artista num labirinto de autodescoberta, introspecção e acrescente as faixas em sua playlist.