Resenhas

Damnatus

3rd War Collapse

Avaliação

8.8

3rd War Collapse, banda brasileira e finlandesa fundada em 2016, lança finalmente seu álbum de estreia “Damnatus” – projeto engavetado por 4 anos devido às atividades de seus integrantes com outras bandas.

Carregando no peso com seu brutal death metal, consegue ser um dos lançamentos mais barulhentos que ouvi neste ano de 2021. Lançado no dia 25 de fevereiro pelo selo brasileiro Guttural Brutality Productions, teve a arte de capa concebida pelo brasileiro Raphael Gabrio (Napalm Death, Kreator, entre outras). Ficam claras aqui as influências de grupos clássicos do gênero em suas sonoridade, mas a 3rd War Collapse chega a ser talvez até mais pesada e turbulenta!
Apesar de tudo isso, a brutalidade dá vazão a uma clara técnica percebida em meio aos acordes frenéticos e o vocal retumbante que continua a ressoar na sua cabeça por muito tempo. Eu definitivamente odeio fazer comparações, mas pra quem talvez fique curioso em ouvir, posso afirmar que tem uns lances meio grind e que de alguma maneira me fazem pensar em outra banda: o Suffocation.
Com críticas institucionais e sociais, as letras exploram desde o clero com seus abusos em “Broken Celibacy”, os regimes autoritários em “Forced to Suffer” ou a iminente desordem e caos social em “Third War Collapse”.
Sem delongas, sem bobagens, sem perda de tempo. 3rd War Collapse vai direto ao ponto, como toda banda de metal extremo tem que ser, mas sem perder a capacidade de imprimir sua própria identidade e bestialidade. Ouça no volume máximo.

Formação:
Cristiano Martínez (ex-Vomepotro) – guitarra e vocal
Rodolfo Carrega (Clawn) – baixo e vocal
Kalle Lindfors (Inferia) – bateria