Resenhas

Deadly Gleams of Blood, Steel and Fire

Insepultus

Avaliação

8.5

Após 20 anos adormecido, retorna das sombras o Insepultus – banda black metal da Romênia formada em 1998 que lançou apenas uma demo “The Hell Will Rise Again” em 2003 – e agora lança seu primeiro álbum “Deadly Gleams of Blood, Steel and Fire” pela gravadora Loud Rage Music.

Concebido por Robert “Sepultus” Pieptan, “Deadly Gleams of Blood, Steel and Fire” é composto por sete faixas que narram os horrores da guerra onde dor, destruição, medo e angústia são presentes. A capa, um ilustração assustadora inspirada em fotografias da Primeira Guerra Mundial feita pelo artista Costin Chioreanu, já apresenta toda essa temática ao ouvinte.

“The Last Battle I” é introduzida por uma batida crescente até o surgimento de um riff angustiante que corta o ambiente – essa canção mais parece uma abertura para “The Last Battle II”, onde os elementos de black metal apresentado pela banda aparecem de forma gloriosa.

“The Wreckage Of The Earth” é o grande destaque do álbum, uma canção onde tudo se incorpora de forma avassaladora: riffs cortantes e gélidos e uma letra narrando os horrores de um bombardeio. Sirenes surgem no início de “The World’s Heart” criando um clima de tensão onde o ouvinte é arrastado por riffs maquiavélicos e batidas cadenciadas a alguma trincheira perdida.

Após essa hecatombe sonora, um interlúdio chamado “Hell Upon Earth” – uma narração de um soldado relatando para sua família sua situação de forma angustiante e conformada – abre para as duas ultimas canções: “The Old Lie” e “The Trumpet Sound”, ambas cadenciadas e com interessantes variações vocais – e o encerramento melancólico onde é vociferado “Taking my last breath, as I look upon the clouds / My eyes feel heavy and I hear the trumpet sound” (“Dando meu último suspiro, enquanto olho para as nuvens / Meus olhos estão pesados e ouço o som da trombeta”).

Uma temática que encaixa muito bem com o black metal são as guerras e batalhas que sempre foram constantes desde o início da humanidade, em “Deadly Gleams of Blood, Steel and Fire” o Insepultus soube adaptar nas letras autores como Alfred Noyes, Richard Aldington, Dathan Eldridge e Wilfred Owen criando uma atmosfera caótica para um excelente álbum – e que a banda não fique mais vinte anos hibernando.

Tracklist

The Last Battle I
The Last Battle II
The Wreckage of The Earth
The World’s Heart
Hell Upon Earth
The Old Lie
The Trumpet Sound