Resenhas

Death, Where Is Your Sting

Avatarium

Avaliação

9.0

Um super grupo de Doom Metal com vocal feminino, que conta com riffs pesados e cativantes. Esse é o Avatarium, banda sueca que começou como um projeto paralelo de Leif Edling do Candlemass, que hoje não faz mais parte da banda, mas sua influência é nítida. “Death, Where Is Your Sting” é o quinto álbum da banda e foi lançado em 21 de outubro pela AFM Records. Bora conferir mais essa resenha de um álbum que pode te surpreender.

Esse novo álbum apresenta um clima de atmosfera tensa e dramática onde o destaque é a voz implacável da vocalista Jennie-Ann Smith, que consegue transmitir o sentimento de melancolia que o estilo do Doom Metal propõe. Você vai encontrar riffs pesados e arrastados no melhor estilo Black Sabbath e Candlemass, mas com a pegada que o Avatarium vem estabelecendo em seus lançamentos, principalmente em “Hurricanes and Halos” (2017) e “The Fire I Loing For” (2019), álbuns sólidos e agradáveis de ouvir.

Há momentos do mais puro Doom, como na faixa de abertura, “A Love Like Ours”, além de “God Is Silent” e “Nocturne”, com os riffs distorcidos e refrãos arrastados. Há também momentos mais suaves, com o violão aparecendo como instrumento principal, como na faixa-título, também em “Stockholm” e na faixa de encerramento, “Transcendent”, essa última uma instrumental que tem uma mudança de andamento após o segundo minuto, ganhando peso e um belo solo de violoncelo antes de voltar ao arranjo acústico que encerra o álbum com um clima incrível.

Vale destacar a soturna “Pslam for the Living”, onde temos a guitarra usada de forma inteligente, desplugada em sua maioria, com a distorção aparecendo em momentos chave.

A produção é limpa e bem balanceada, mesmo o Doom pedindo uma mixagem mais suja, aqui você ouve tudo perfeitamente encaixado, com toda a insturmentação contrastando muito bem com a voz de Smith, que é um show à parte.

Caso você não os conheça, dê uma chance e se surpreenderá. Uma banda que vem crescendo muito e lançando álbuns com bastante qualidade, com uma vocalista acima da média. Doom Metal com muita qualidade com o mesmo potencial das grandes bandas do gênero.

Tracklist:

01. A Love like Ours (05:29)
02. Stockholm (06:42)
03. Death, Where Is Your Sting (05:22)
04. Psalm for the Living (04:23)
05. God Is Silent (06:06)
06. Mother, Can You Hear Me Now (06:09)
07. Nocturne (05:49)
08. Transcendent (05:23)

Formação:

Marcus Jidell – Guitarra, backing vocals, piano, violoncelo, teclado;
Jennie-Ann Smith – Vocal, órgão (faixa 3), piano (faixa 2);
Mats Rydström – Bass;
Andreas Johansson – Bateria, Percussão.