Resenhas

GastiR – Ghosts Invited

Gaahls Wyrd

Avaliação

8.0

Álbum de estréia da banda de metal extremo liderada pelo ex-vocalista do Gorgoroth, lançado em 31 de maio deste ano.

A figura controversa, mas prolífica, na cena do black metal norueguês, Ghaahl, está de volta com suas influentes e variadas habilidades vocais. Suas contribuições anteriores durante toda a sua carreira são ótimas e muito respeitadas, mas para quem admira seus trabalhos anteriores não irá gostar muito deste novo disco.  Aqueles que esperam encontrar um Black Metal clássico, irão encontrar algo inesperado. Mesmo que o álbum esteja firmemente enraizado no Metal Extremo, a entrega vocal de Gaahl é algo inovador e os riffs de primeira classe em combinação com a excelente musicalidade irá surpreender, como algo que você nunca viu ou ouviu.

Em apenas 8 faixas, Gaahl mostra um estilo particular, extremo e sombrio, junto com os colegas músicos de black metal Lust Kilman, Eld eSpektre. Em especial, indico a faixa “Carving the Voices”, lenta e constante que captura um transe ansioso e temido, nesta música é possível lembrar um pouco o estilo do vocalista Peter Murphy. Para não dizer que não tem nada de black metal clássico, ouça “Veiztu Hive” e “The Speech and the Self” que cai em um ritmo mais típico do estilo, criando riffs mais poderosos e acelerados. O álbum termina com “Within the Voice of Existence”, uma música sombria e monótona que é soa como um interlúdio de uma música Type O Negative.

O álbum é curto e algumas músicas podem parecer chatas, mas merece uma atenção especial. São 42 minutos de ‘black metal fora do padrão’,  há um ar gótico na atmosfera, sombrio e emotivo. Este é um dos aspectos primordiais deste álbum, dando a essas músicas uma identidade própria. Um trabalho que todo amante de metal extremo, ou até mesmo os góticos mais modernos devem ter na coleção.

 

Faixas:
01. Ek Erilar (05:34)
02. From The Spear (04:37)
03. Ghosts Invited (04:23)
04. Carving The Voices (07:26)
05. Veiztu Hve (06:41)
06. The Speech And The Self (05:02)
07. Through And Past And Past (02:59)
08. Within The Voice Of Existence (05:25)

Músicos:
Kristian Espedal “Gaahl” (vocal)
Ole Walaunet “Lust Kilman” (guitarra)
Frode Kilvik “Eld” (baixo)
Kevin Kvåle “Spektre” (bateria)