Resenhas

Hell, Fire and Damnation

Saxon

Avaliação

9.5

A NWOBHM foi um dos principais movimentos da história do heavy metal. Afinal, bandas como Iron Maiden, Def Leppard, Judas Priest, Diamond Head e Samson influenciaram toda a cena musical que veio após. E, dentre todas essas bandas, o Saxon é uma das mais queridas e acaba de lançar seu 24o. (!!!) álbum “Hell, Fire and Damnation” pela gravadora Silver Linning Music e edição nacional da Shinigami Records.

“Hell, Fire And Damnation” marca a estreia de Brian Tatler (Diamond Head) em estúdio substituindo Paul Quinn que participa das faixas “Fire Steel” e “Super Charger”. Mudanças na formação podem afetar o som de uma banda, mas aqui a escolha foi acertada e não compromete em nada – quem viu algum dos shows ano passado no Brasil pode conferir.

Após uma longa e dramática introdução, a faixa título abre no melhor estilo Saxon: pesada e cadenciada e com um ótimo trabalho da dupla de guitarristas. Apesar de ser ótima, “Madame Guillotine” que vem na sequencia consegue ser ainda melhor. Uma letra onde o eterno Biff Byford conta histórias sobre a Revolução Francesa e um refrão sensacional fazem desta canção um dos melhores momentos da banda neste século.

Se esse começo anima qualquer um, “Fire Steel” tem outra pegada se tornando quase speed metal em alguns momentos e isto graças ao excelente trabalho da dupla Nibbs Carter / Nigel Glockler que sustentam o peso e a velocidade. “Pirates of the Airwaves”, com sua clara influência do hard rock oitentista, é um pouco destoante das demais canções e isso não é um ponto negativo – quem acompanha a banda reconhece essa referência sempre presente.

O que mais impressiona no Saxon é a sua capacidade de lançar álbuns de forma consistente e sempre mantendo o ótimo nível. “Hell, Fire And Damnation” vai agradar em cheio aos fãs dos “anos 80” com sua “simplicidade complexa” que, afinal, era a tônica daquele período que amamos até hoje.

Formação:

Biff Byford: vocal

Brian Tatler: guitarra

Doug Scarratt: guitarra

Nibbs Carter: baixo

Nigel Glockler: bateria

Tracklist:

“The Prophecy”
“Hell, Fire and Damnation”
“Madame Guillotine”
“Fire and Steel”
“There’s Something in Roswell”
“Kubla Khan and the Merchant of Venice”
“Pirates of the Airwaves”
“1066”
“Witches of Salem”
“Super Charger”