Resenhas

Inspirations

Saxon

Avaliação

9.0

Algo que sempre temos que ter em mente é: aquele seu ídolo também tem ídolos. Se a banda que você mais gosta está lançando álbuns e fazendo turnês é porque um dia alguém foi o “pontapé inicial” para o começo.
E é exatamente o que o Saxon nos apresenta em “Inspirations”, álbum recém lançado pela Silver Lining Music e distribuído no Brasil pela Hellion Records, que apresenta regravações com músicas de bandas que foram a inspiração desta lendária banda inglesa.

Algumas escolhas são bem óbvias como “Immigrant Song”, “Speed King”, “The Rocker” e “Evil Woman” (música da banda Crow, mas que foi imortalizada pelo Black Sabbath) e podemos notar que os arranjos originais foram mantidos injetando um “peso saxoniano”.

Já as canções que fogem da proposta musical da banda como “Paint It Black”, “Paperback Writer” e “See My Friends”, mostram toda habilidade dos músicos em pegar um tema e transformá-lo.

Se a parte instrumental está afiadíssima – é só ouvir “Bomber” onde a dupla Nibbs Carter e Nigel Glocker faz um trabalho espetacular – um álbum de covers exige muito do vocalista, afinal ele está interpretando cantores com diferentes estilos e Biff Byford, no alto dos seus 70 anos, se sai muito bem na empreitada mesmo em canções desafiadoras como “Immigrant Song” e “Speed King”.

Sei que todo mundo quando ouve um cover tem a tendência de comparar com a versão original e isto é bem natural. Ao ouvir o álbum, procurei não fazer comparações, pois aqui não se trata de saber “qual versão ficou melhor”, mas sim de “aqui estão nossas inspirações e, se o Saxon existe, é por causa destas bandas e artistas”.

Com mais de 40 anos de serviços prestados e uma discografia irrepreensível, o Saxon é uma verdadeira Instituição do heavy metal e acertou em cheio em um álbum ao mesmo tempo fascinante e descompromissado.

Formação:

Biff Byford: vocal

Paul Quinn: guitarra

Doug Scarratt: guitarra

Nigel Glockler: bateria

Nibbs Carter: baixo