Resenhas

It Beckons Us All

Darkthrone

Avaliação

8.5

Um álbum novo do Darkthrone sempre é um desafio, afinal qual seria o caminho trilhado pela banda? Com um início de carreira calcado no death metal, a sequencia como um dos ícones do black metal norueguês e um mergulho no crust/punk; nos últimos álbuns – notadamente a partir de “Artic Thunder” (2016) – a bússola voltou a apontar para um ‘black metal old school’ com influências de bandas mais clássicas e passagens doom metal. Todo esse caldeirão sonoro que se transformou o Darkthrone desagua em seu vigésimo álbum, “It Beckons Us All…….” lançado pela Peaceville com edição nacional da Metal Army.

A abertura com “Howling Primitive Colonies” escancara a adoração que Feniz e Nocturno Culto têm pelo Celtic Frost, pesada e arrastada, seus riffs e vocal nos transportam automaticamente para o que Tom Warrior fez décadas passadas.

“Eon 3” nos remete a mais uma influência para ambos: o Mercyful Fate. Não que os vocais sejam no ‘King Diamond style’ mas toda a parte instrumental, especialmente as guitarras dobradas, estão registradas na obra da lendária banda dinamarquesa.

A principio, qualquer pessoa poderia supor que é um álbum feito apenas com releituras de bandas clássicas e o fato do lançamento ser feito sem nenhum ‘aviso prévio’ poderia induzir a isso, só que uma audição mais apurada afasta essa idéia. “Black Dawn Affiliation” é excelente, dominada por um riff galopante e funcionaria muito bem ao vivo se a banda fizesse shows.

“The Bird People Of Nordland” é o mais próximo que conseguiram chegar do black metal que executavam e mostra que, quando querem, conseguem olhar para o seu próprio passado e compor ótimas canções.

“The Lone Pines Of The Lost Planet” encerra o álbum de forma fenomenal. Desde o dedilhado no início, passando pelo riff ‘doom metal’ e finalizando com o mesmo dedilhado, são mais de dez minutos de variações apoteóticas.

Pode não ser um brilhante álbum e, na minha opinião, é um pouco inferior aos mais recentes, mas Fenriz e Nocturno Culto continuam a trilhar seu caminho de forma arrojada e sempre fica a mesma pergunta: para onde irá o Dakthrone no próximo lançamento?

 

Formação:

Fenriz – vocal, baixo, bateria, guitarra (adicionais), letras

Noctuno Culto – vocal, guitarra, baixo

Tracklist:

Howling Primitive Colonies
Eon 3
Black Dawn Affiliation
And In That Moment I Knew The Answer
The Bird People Of Nordland
The Heavy Hand
The Lone Pines Of The Lost Planet