Resenhas

Mudas Memórias

MUMA

Avaliação

9.5

A banda de rock portuguesa MUMA compartilha o EP ‘Mudas Memórias’, lançado este ano. Formada em 2021, com Ivo Rebolho na guitarra base e Hugo Santos na guitarra solo, a banda traze um rock moderno à fresca música portuguesa. Este EP é apenas instrumental, e recentemente foi lançado o ‘Memorias’, que contém as mesmas músicas, mas com vocais – Isso foi algo bem curioso.

Classificado como Heavy Metal, MUMA apresenta uma variedade de elementos, existem  momentos hard rock, Rock alternativo e metal progressivo. É mais fácil notar essa diversidade quando ouvir os vocais no EP ‘Memorias’ – , a voz está fora do estilo Heavy Metal, mas sim dentro de gêneros alternativos.

Os riffs ou solos de guitarra podem ser considerados dentro do gênero metal – progressivo, doom e heavy -, e são importantes e fortes, rápidos quando necessário e mostrando técnica em solos ou figuras melódicas que dão dinamismo e frescor às músicas;. A bateria é um dos aspectos mais resgatáveis, pois apresenta uma grande variedade de ritmos, acelerando e desacelerando quando a música exige; mostrando bom controle de tempo.

Para quem pensa que os dois EPs são a mesma coisa, mudando apenas a presença da voz, se engana. Há uma grande diferença quando acrescentado vocais em um trabalho. Aqui, ‘Mudas Memórias’ traz uma banda mais pesada e agressiva. ‘Memórias’, por sua vez, apresenta uma banda mais alternativa, para quem gosta de vocais mais calmos – e cantados em português.

 

 

Formação:

Ivo Rebolho (guitarra base)
Hugo Santos (guitarra solo)