‘Prophecy’ é o novo lançamento de Gideon Foster o álbum é influenciado pelo post punk e New Wave. Com uma sonoridade calcada no experimentalismo, lo-fi e psicodélico, mixado a um estilo único e muito natural, afinal é um estilo que abusa da imersão e da ambiência. Quando ouvi a primeira e a segunda faixa, isso já ficou muito claro… Não há exatamente um estilo pregado aqui, não há como definir o som com uma forte referência, Bowie talvez?. É seguro dizer que Gideon Foster aproveitou a sua experiência e o ambiente ao seu redor e criou um estilo característico e único para seu trabalho.
“Affirmation”, é faixa de abertura do disco, carrega tem muitos elementos pós-punk e pós-rock em sua produção e principalmente na forma como as linhas vocais são escritas, a forma como os vocais são mixados lembram muito os trabalhos de David Bowie no fim de sua carreira. Tudo aqui é reflexivo, voz, piano ambiência.. é realmente como ouvir um trabalho oitentista do movimento Art Rock.
“Curious Eye” ficará grudada em sua mente com seu ritmo e os vocais envolventes de Gideon. Em “Prophecy” sente-se um clima “Division Bell”, aliás todo o álbum carrega esses pequenos retalhos deliciosos de David Gilmour, David Bowie, Iggy Pop e etc. Baseada em uma melodia vocal emocionalmente esmagadora entrelaçada com teclados, cordas e pianos sem uso da percussão, é aqui que vemos a potência
A quarta faixa “Fatal Kiss” é puro pós-punk e retrô e cheia de trechos de preparação para um refrão que vem menor e um contrabaixo evidente, essa canção é Bauhaus e Radiohead juntas no volume 6, a voz de Gideon é angelical. Já em “Six Feet Under” carrega um New Wave dramático cheio de sensualidade e drama, me lembrou muito a proposta que o grupo Enigma trazia em suas canções. Uma das guitarras mais bem encaixadas está nessa canção, com uma levada que acentua e coloca peso na música. É um daqueles riffs que vão te tirar da inércia.
“Piece Of Me” Outra balada de piano onde Gideon consegue mostrar seu controle vocal e suporte de respiração impecável. Ser capaz de cantar as mesmas melodias nas partes mais suaves como ele faz com a voz cheia é realmente o que o torna um vocalista incrivelmente talentoso e talentoso.
A sexta faixa, “Days of Gold” segue a linha The Smiths/ The Cure de composição, bateria intensa e repleta de conduções, é uma canção que traz uma sensação de felicidade. Em “Piece of Me” temos outra canção a capela, similar a “Curious Eye” com piano e abuso de ambiência. Outra faixa belíssima.
Muito diferente da anterior, a canção “Picture You” é um como se Bauhaus tivesse sido convidado para fazer uma faixa neste álbum. Embora tenha algumas guitarras brilhantes, a escuridão e a teatralidade dos vocais o tornam uma essa música ironicamente Gótica e divertida para uma pista de dança de um clube gótico. Em “All Things” Essa faixa tem o peso dramático que daria inveja a Gilmour , é como se tivessem resgatado uma canção perdida do Division Bell, ou se tivessem pedido para David Gilmour incorporar alguma canção neste albúm, com seu piano e voz e uma excelente e dramática percussão os pontos altos da canção. “Hedonism” serve como continuação de “All Things”. canção essa que tem uma das mais belas melodias, Gideon traz uma carga dramática com sua voz e o piano, que é difícil de não aplaudir ao fim dos 3min46 de canção.
A décima canção,’Cross the Stream”, traz a bateria novamente para jogo, suavemente ela entra e toma espaço, primeiro com chimbal e depois com tímidos bumbos, mas sempre mantendo a condução e os cymbals marcando o tempo e lentamente esses chimbal cresce a canção até que ela simplesmente chegar ao fim em alto volume. Uma canção perfeita para um fim de tarde de domingo.
“Temptation” e “Love Is Anarchy” as últimas faixas são principalmente baladas ao piano que entrega emocional e melodia de forma muito coerente com todo resto, são faixas menos dramáticas, mas não menos inteligentes. No geral, este álbum é a amostra de um excelente trabalho de referências e de perseverança. A jornada de um compositor que conquistou experiência suficiente para dar a luz a um trabalho de qualidade incrível como esse. Recomendo a todos que ouçam esse trabalho! vocês irão se surpreender