Resenhas

Rites of Fire

The Secret Society

Avaliação

9.0

Com um show na “Horror Expo 2019” abrindo para o Deathstars, a banda curitibana The Secret Society apresentou oficialmente o álbum de estreia. Lançado pela Red Records em 2019, o álbum ganhou a versão física somente agora. E como boa colecionadora de discos, não pude deixar de admirar todo o trabalho físico que veio em conjunto das grandes músicas que a banda faz.

The Secret Society já é uma banda conhecida pra mim, pude conferir o trabalho ao vivo em 3 shows – um deles, inesquecível por ser o meu primeiro show do The Sisters of Mercy e a primeira vez que eu realizava cobertura fotográfica. Embora os membros tenham várias referências e já declararam que gosta de metal, o visual e a música da banda pende muito para o lado gótico e pós-punk.

Agora estou com debut da banda em mãos e posso apreciar este trabalho. ‘Rites of Fire’ traz toda a energia que a banda apresenta nos shows, abrindo com “Mephistofaustian Transluciferation”, faixa com um produção caprichada, e que de cara, abre o leque de influências que a banda tem, que pode ser notado no decorrer da audição.

Para citar a influência do metal mais pesado, temos a faixa “Memento Mori”, com graves pedais duplos e riffs marcantes. Outra indicação é a faixa “The Final Cut”, que sempre tocam nos shows e de cara percebi a pegada forte do rock gótico, melódico e ótimo para ‘dançar com a parede’.

Por mais que citem a pegada mais metal como influências do grupo, creio que a crítica irá coloca-los ao lado das bandas nacionais Das Projekt e Plastique Noir, que também apresentam o estilo mais dark.

‘Rites of Fire’ preserva a essência  encontrada nas bandas Killing Joke, The Sisters of Mercy, The Cult, Bauhaus, Paradise Lost, Christian Death e Nick Cave. Mas também apresenta uma pegada mais pesada do Heavy Metal. The Secret Society é um dos grandes nomes do cenário brasileiro atual, que conseguiu fugir do “mais do mesmo”, apresentando um trabalho totalmente inovador e diferenciado.

Faixas:

  1. Mephistofaustian Transluciferation
  2. Beyond The Gates
  3. Memento Mori
  4. Chariots of the Gods
  5. Rites of Fire
  6. Sleeping Over Debris
  7. The Final Cut
  8. Mercy
  9. Rubicon

Formação:

Guto Diaz (vocal e baixo)
Fabiano Cavassin (guitarra)
Orlando Custódio (bateria)