Resenhas

Schizophrenia

Cavalera

Avaliação

9.5

Após o sucesso das regravações de “Morbid Visions” e “Bestial Devastation” os irmãos Cavalera pegaram todos de surpresa menos de um ano após esses lançamentos e anunciaram a regravação do clássico “Schizophrenia”. A pergunta que fica é: precisávamos dessa regravação? O álbum sai dia 21 de junho pela Nuclear Blast e infelizmente ainda não sabemos se haverá lançamento nacional. De todo modo, vamos conferir e ver se Max e Igor mandaram tão bem quando nos lançamentos do ano passado.

Afinações mais baixas é a primeira coisa bastante perceptível aqui, pelo menos meio tom abaixo, o que dá um peso a mais para as músicas, que originalmente tinham uma pegada mais Thrash, agora recebem uma pitada de Death Metal também. E isso é ótimo!

A intro é a mesma, mas com uma roupagem moderna com alguns elementos adicionados. Logo chega a sempre poderosa “From the Past Comes the Storms” com aquele riff impactante do início nunca é demais para ouvir. Essa pegada mais Death a deixou com um ar sombrio, ainda assim brutal. “To The Wall” e “Escape To The Void” são aquela dobradinha destruidora, um pouco mais pesadas, você percebe a bateria mais potente, até por conta da mixagem mais avançada do que a que tínhamos em 1987. Na verdade, podemos classificar todas a músicas dessa forma.

A instrumental “Inquisition Symphony” continua lindíssima, com execução perfeita também por aqui. “Screams Behind the Shadows” e “Septic Schizo” continuam insanas, ainda mais pesadas e com alguns segundos a mais na execução, nada demais, apenas um riff repetido mais uma vez aqui e ali. Uma grande mudança aparece em “The Abyss”, a qual tem uma bela passagem de violão na versão original, aqui é apenas alguns dedilhados na guitarra limpa, com efeitos de uma queimada ao fundo, digamos que é uma versão mais preguiçosa, mas que se encaixa com a proposta de algo mais sujo e tenso.

R.I.P. (Rest in Pain)” é igualmente brilhante, mais densa, com os riffs mais brutais e sujos. Dessa vez não fecha os trabalhos porque temos a inédita “Nightmares of Delirium”, feita exclusivamente para esse relançamento. Animalesca, mantém a pegada de riffs voltados ao Thrash, com a marca de Max Cavalera. Seus vocais estão brutais, raivosos, do jeito que os fãs curtem. Uma ótima adição que deixou um atrativo a mais para ter o álbum na coleção.

Bom, pra ser bem sincero, não é uma regravação que pedimos, mas depois de ouvir, é uma regravação que precisávamos. Sabemos que “Schizophrenia” não tem a melhor produção, é melhor apenas que “Morbid Visions” e o “Bestial…”, além disso o remaster nunca foi lá tão satisfatório, então acho válida essa nova roupagem, que brilha principalmente por manter a mixagem mais crua, mesmo com os novos elementos adicionados. Os Cavaleras acertaram mais uma vez, mas que parem por aí, pois o que vem em seguida, pelo menos para o autor, é intocável.

Tracklist:

1. Intro
2. From the Past Comes the Storms
3. To the Wall
4. Escape to the Void
5. Inquisition Symphony
6. Screams Behind the Shadows
7. Septic Schizo
8. The Abyss
9.  R.I.P. (Rest in Pain)
10. Nightmares of Delirium