Formada em 2023 por Daniel Fuchshuber (baixo – Necroskinner) juntamente com Raphael Dantas (bateria e vocal – Ego Absence) e Bruno Luiz (guitarra – The Heathen Scythe), o projeto Glória Perpétua lança seu álbum “The Darkside We Wanna Hide” pela gravadora Shinigami Records.
A princípio, o que primeiro chama a atenção são os convidados ‘convocados’ para a empreitada: Timo Tolkki (Stratovarius), Vitor Rodrigues (Torture Squad, Native Blood, Tribal Scream), Luis Mariutti (Angra, Sinistra, Firebox, Shaman), João Noleto (Vocifer), Vitor Veiga (Aquaria, Endless), Guilherme Hirose (NorthTale, Traumer), Marcelo Kalunga e Oruam (Deadly Fate),
O álbum se inicia com a intro “Let There Be Darkness” que abre espaço para “Beyond The Darkness Portal”, uma canção poderosa e cadenciada. Se o inicio é bem ‘raise your hands’, a sequencia “Have You Forsaken The Cross?” e “Mothers Of Jerusalem” são mais rápidas com ótimos solos e refrões grudentos.
Nessa altura, o ouvinte já consegue identificar qual caminho percorrido: um power metal melódico lembrando bastante os bons momentos do Rhapsody – especialmente o “Dawn Of Victory” – que tem em “The Way Of A Warrior” (cover da antiga banda de Daniel Fuchshuber, Lord Byron) a canção que mais representa a musicalidade da banda.
Outro ponto interessante é a colaboração dos convidados que dão um toque especial. Por exemplo, “The Angels Are Calling” e “The Architect” são ótimos temas de ‘power metal’, mas a interpretação de Vitor Veiga com seu vocal na ‘linha AOR’ deu uma dimensão especial a ambas.
Mas “The Rape Of Gaia” é a canção onde tudo se encaixa com maestria: desde o instrumental, passando pela brilhante interpretação de Guilherme Hirose até os teclados colocados de forma criativa, é a que mais me agradou – e talvez a proximidade com o Helloween seja o motivo.
Se o fã do estilo se esbaldou com tudo o que ouviu, o encerramento é diferente da proposta apresentada até então: “The Sick Cycle To The Death” tem passagens que beiram o death metal com uma interpretação vigorosa de Vitor Rodrigues, onde toda diversidade dos músicos envolvidos se faz presente.
Apesar de ser apresentado como um ‘projeto’, o Glória Perpétua entrega em “The Darkside We Wanna Hide” um álbum cativante que me agradou bastante e espero que a idéia tenha prosseguimento.
Tracklist:
Let There Be Darkness
Beyond The Darkness Portal
Have You Forsaken The Cross?
Mothers Of Jerusalem
The Angels Are Calling
The Rape Of Gaia
The Architect
The Key Of Life
The Way Of A Warrior
The Sick Cycle To The Death