Resenhas

The Following

Goaten

Avaliação

7.8

Esta semana recebi um trabalho feito no sul do Brasil, intitulado “The Following”. Primeiro EP da banda gaúcha de Heavy Metal, GOATEN, lançado em Março pela Cianeto Discos. Um trabalho bem produzido, que traz 5 faixas do “puro heavy metal”.

A influência pelo Heavy Metal dos anos 80 está nítida nos primeiros minutos do álbum, mas confesso que quando recebi o material, a imagem da capa me passou a impressão de ser uma banda de metal extremo – não sei o motivo. Todos os integrantes do Goaten tem um passado ligado ao Glam Metal, isso também pode ser notado pelo visual e algumas faixas do EP.

Na primeira audição, podemos concluir que é um som “mais do mesmo”, seguindo claramente influências de Riot, Judas Priest, WASP, entre outros. Mesclando o heavy com o glam metal, o que torna o trabalho mais interessante. Apesar de soar como algo comum e já praticando por outras bandas, a diferença está na produção e no profissionalismo, fator importante que muitas bandas não se atentam.

O single de estreia do Goaten – banda bem nova, criada em fevereiro de 2018 – , foi “Soul Decay”, que foi uma boa escolha para a estreia, o single tem tudo para ser um bom hino entre os fãs de heavy metal, traz a boa e velha receita já conhecida por bandas do estilo e que é difícil de errar. Riffs e refrão que ficam na cabeça, um solo simples mas marcante e a voz de Francis caiu muito bem para criar uma música que pode ganhar lugar nas rádios facilmente. Outra faixa que pode ser tornar um grande hit é “Nature of the Century”, ótima para agitar o público com seu refrão fácil e grudento.

Apesar de não ter sido tão divulgado, EP cumpre seu trabalho de apresentar o trabalho da banda, que merece uma pouco mais de atenção da mídia. “The Following” traz som que, apesar de ser comum e as músicas parecerem todas iguais, é um som comercial e que com certeza pode conseguir grande reconhecimento dos amantes de heavy metal.

Faixas:

1. The Following
2. Mistress of Illusion
3. Hunting the Damned
4. Soul Decay
5. Nature of the Century

Formação:
Francis – baixo e vocal
Rafael – bateria
Daniel – guitarra