Resenhas

The Revolution

Kardinal X

Avaliação

8.5

A banda britânica Kardinal X lançara seu álbum de estreia, disponível em Novembro. Formado em 2019, os quatro membros do grupo com sede em Londres, Inglaterra, têm uma visão direta para o tipo de barulho que estão fazendo, ou seja, metal pesado apaixonado, intenso, estrondoso, dinâmico e crescente que pode fazer headbangers entrarem no mosh e curtirem do início ao fim. Com 10 faixas, o disco traz uma misturas de influências do heavy metal e power metal. Imagine o que pode nascer juntando Cirith Ungol e Saxon, com pitadas de Judas Priest.

A banda traz muitas influências como os clássicos Black Sabbath, Iron Maiden, Anthrax e Megadeth, mas também extrai muito das influências de bandas mais modernas – esse último é um toque mais sútil. Em ‘The Revolution’ é possível notar a energia do heavy metal dos anos 70 e 80, com riffs grandiosos e vocais característicos do estilo.

O disco contém 10 músicas, cada uma com sabores variados, mas feitas pelo mesmo chef. Com ritmo rápido, riffs embalados e inseridos nos vocais do estilo King Diamond e Rob Halford, Kardinal X tem energia elétrica e está pronta para desempacotá-la a cada música, já que aqui se ouve com um ritmo estrondoso e estamos a caminho de algo especial.

Destacando a música “Heretic”, que traz suspensão do elétrico e dos vocais limpos que brilham com uma progressão de acordes incomum, dando uma atmosfera formidável à música. Aqui temos um riff doce e viciante, que todo headbanger irá gostar.

Neste trabalho, a produção geral é uma relíquia do início dos anos 80. A banda ainda precisa encontrar sua identidade, caprichar mais na produção e trabalhar mais os vocais. Os vocais de Jimi tem tudo para se tornar uma grande voz do metal, mas falta alguns ajustes que podem ser estudados e trazer um segundo álbum impressionante.

Para divulgar o trabalho, a banda está prestes a embarcar em uma turnê pelo Reino Unido com o Voltstorm (confira as datas).

Faixas:

1. Cult of XII
2. Heretic
3. Rivers of Blood
4. Dark Light
5. The Plot
6. St. Agony
7. It Always Rains
8. There Goes the Neighbourhood
9. Scourge
10. One More Trick

Formação:
Jimi James – Vocal
Shaun Dunne – Guitarra
Ade Kiely – Baixo
John Kane – Bateria