Nascido das cinzas profundamente enraizada em temas que exploram o conceito de adivinhação em um cenário de alta fantasia, Lost Citadel se mostra como uma banda faminta para mostrar seu talento e transformar seus sentimentos em arte. Com um conjunto de três faixas, o EP de estreia ‘The Watcher’s Spire’ mostra a ideologia artística, ousada e perturbadora, junto com o som pesado e peculiar, trazendo uma atmosfera sonora nostálgica ao mesmo tempo que exala um frescor sincero graças a energia jovial e mente visionária dos integrantes, criando uma vibe majestosa para amantes de power metal (com algo a mais), com letras repletas de imagens vívidas.
Lost Citadel é uma banda de heavy metal que mistura diversas influências. O conjunto da obra é maravilhoso, onde é possível se certificar que Lost Citadel esbanja talento e técnica, conseguindo ver através da alma do ser humano, dividindo experiências e sentimentos com o ouvinte de maneira agressiva, algo bem típico do estilo de sonoridade que ele apresenta. Cada faixa explora uma faceta diferente e explora a magia e alta fantasia.
A faixa de abertura “AMbria” mostra de cara o trabalho e talento da banda, apresentando uma sonoridade oldschool que mescla muitos estilos, sendo possível sentir um clima mais fantasioso e folclórico do folk e melancolia do power metal, provando que a banda usar todas suas influências e misturar de uma jeito peculiar para criar sua própria identidade no cenário musical. Os vocais são melódicos e muito harmoniosos, demonstram um desabafo com tons fortes e ao mesmo tempo, encantadores. Há riffs bem técnicos e rápidos, criando um mix energético e muito peculiar. Essa faixa é um hino, e a sensação que passa é de estar em um festival do estilo Wacken Open Air, com a banda tocando e o público todo cantando, com aquela energia que só bandas de power metal possuem, como Blind Guardian, In Extremo ou Stratovarius.
Seguindo a audição somos surpreendidos “The Bad Necromancer”, uma faixa mais densa que embala muito os amantes de riffs e solos melódicos e técnicos. Os vocais mantém o tom de “contador de histórias”, transmitindo uma energia caótica e um tom de liberdade e desabafo que é transmitido por esses vocais fortes em conjunto com riffs pesados, já prendendo a atenção do ouvinte. Uma belíssima composição com clima dramático e épico, seguindo o estilo e sensação de um show grandioso.
A última faixa desse EP é “Embers of Conquest” temos um clima mais ameno com um andamento mais cadenciado. O tom é mais melódico e sentimental, em uma jornada épica mais voltada para o power metal. Lost Citadel entrega um trabalho grandioso, apesar de ser um estilo comum, usam a fórmula certa para o sucesso.
‘Awakening of the Spirit’ mantem a frequência, conduzindo o ouvinte em uma viagem sonora inesquecível, com destaque na forma como Lost Citadel misturou referências e de uma maneira peculiar criou um hits atemporais, perfeito para os fãs do estilo, conversando diretamente com seu instrumental e com o ouvinte, transmitindo diversos sentimentos de comovente e satisfatória. Já queremos um LP desse lançamento!