Resenhas

Without Words

JP2

Avaliação

9.0

‘Without Words’ é um nome sugestivo, já que o trabalho se trata do EP do guitarrista Javier Perez. JP2 é um projeto instrumental de rock progressivo, lançado dia 23 de julho pela Indian River Music Company. ‘Without Words’ conduz os ouvintes numa viagem musical com percursos por diferentes géneros musicais. De rock e metal a jazz e estilos latinos, há algo para todos neste EP.

Nascido e criado em Porto Rico, Javier Perez. mudou-se para Orlando, Flórida em 2001 em busca de mentes musicais afins para dar vida às suas ideias. Ele foi um membro fundador do Runnin Blind, Over The Radar e participou de uma adaptação inicial de Alphæus. Ele também colaborou em várias composições para a University of Central Florida, e hoje é consagrado como um dos grandes guitarristas do cenário underground.

O rock progressivo que JP2 entrega é um trabalho imenso para que você sinta tudo cair em cima de você, sem que nada te impeça. Com a imensidão de dor e paixão em suas veias, que gera perfeitamente este imenso EP. O artista decidiu se reinventar mais uma vez e nos presentear com um álbum instrumental completo. Para quem já acompanha JP2, sabe sobre seu canal no Youtube e está familiarizado com suas músicas, porém, no EP as músicas estão mais trabalhadas e completas.

“Anthem” abre a audição com uma introdução característica dos gênios Pink Floyd, com toda a emoção que eles usavam, seguindo com os esperados solos de guitarra de Javier Perez. Nesta faixa o Rock progressivo está escancarado da melhor maneira possível. Os riffs pesados chegam em “Guabancex”, onde o virtuoso guitarrista Israel Romero Perez da banda The Wrong Sides foi convidado para apresentar um grande solo. Aqui temos um sentimento mais pesado com uma vibração mais metal nas guitarras misturado com ritmos latinos – a preferida do álbum.

“Still A Beautiful Fever” começa com riffs forte e também pesados, mas aqui há uma vibração de rock mais leve, que faz você pensar em dias animados, uma ótima música com leveza e maravilhosa de se ouvir. Fechando o EP, a faixa “Win” é a mais animada, com sensação de música que deveria abrir um show, a faixa também lembra um pouco as trilhas sonoras de filmes de ação.

‘Without Words’ é sobre viver tudo em sua intensidade, para que você o sinta com absoluta emoção e honestidade, então aproveite-o quando escutar este álbum que mostra o verdadeiro poder que a instrumentação tem a oferecer.

 

Formação:
Javier Perez (todos os intrumentos)
Israel Romer Perez (solo de guitarra em “GUabancex”)