Normalmente, não revisito uma resenha que já fiz, no entanto, em relação a “I Loved You at Your Darkest” da Behemoth, farei uma concessão. A Shinigami Records, em colaboração com a Nuclear Blast Records, lançou em formato CD slipcase o décimo primeiro álbum de estúdio da banda, que foi lançado originalmente em 2018.
Este álbum pode ser considerado um marco no processo de amadurecimento da banda Behemoth, atingindo um nível invejável de composição e concepção lírica. Ele foi produzido pelos próprios membros da banda e traz consigo uma orquestra polonesa composta por 17 instrumentistas e arranjada Jan Stoklosa (compositor polonês, arranjador, violoncelista, tecladista, maestro e produtor musical).
Trata-se de uma obra densa e repleta de surpresas, como a introdução de um coral infantil na faixa de abertura intitulada “Solve”. Em outras ocasiões, não é surpreendente encontrar títulos de músicas como “If Crucifixion Was Not Enough” ou “Sabbath Mater”, mas o que está incluído nas faixas é o que realmente impressiona, fazendo referência a discos anteriores da banda e, em alguns casos, inovando com uma sonoridade que se assemelha ao “death/black metal”. A faixa “Wolves ov Siberia”, por exemplo, pode ser descrita como um muro de som sinfônico temperado com uma batida infernal.
O álbum apresenta uma variedade de composições que combinam cantos gregorianos, baterias pesadas, acordes de rock clássico inesperados e os já conhecidos e assustadores grunhidos de Nergal, que se mantém em excelente forma. A estrofe recorrente em Bartzabel – “Venha a mim, Bartzabel” – é de natureza tenebrosa, porém, apresenta-se como algo envolvente.
ILYaYD evidencia de forma inequívoca que a banda Behemoth está em seu apogeu. Trata-se de um dos discos mais dinâmicos e fascinantes do percurso artístico do conjunto. A cada nova audição, aprecio ainda mais I Loved You at Your Darkest. O grupo encontrou novas formas de expressar sua aversão ao catolicismo.
Apesar de o sentimento anticristão parecer um lugar-comum em relação à maioria das bandas de metal, tais ideias representam uma ameaça bastante concreta à liberdade física de seus membros. O governo da Polônia, sua terra natal, os acusou repetidamente de diversos “delitos”, como rasgar uma bíblia durante um show em 2007 ou exibir o brasão polonês em uma camiseta da banda em 2017.
As composições de ILYaYD são dotadas de boa escrita e poesia suficiente para evitar o exagero sentimental e as colaborações dos demais três integrantes do Behemoth possuem igual importância. De fato, o Behemoth se consolidou como um gigante no que diz respeito ao desenvolvimento artístico e de mercado, o que lhes tem conferido um lugar privilegiado no prestigiado panteão do Black Metal e do Metal Extremo.