Shows

Bruce Dickinson em São Paulo: Além da Donzela de Ferro

Bruce Dickinson em São Paulo: Além da Donzela de Ferro

5 de maio de 2024


Crédito das fotos: Carlos Pupo/Headbangers News

Não há como separar Bruce Dickinson e Iron Maiden e isso ficou bem claro com a comoção que tomou conta dos fãs da Donzela após o anúncio de sua turnê solo, “The Mandrake Project”, em sete cidades brasileiras com o encerramento no Vibra São Paulo com um excelente público.

A abertura ficou com o Noturnall, que lançou recentemente seu quarto álbum “Cosmic Redemption”. Em uma apresentação de quarenta minutos, Thiago Bianchi e sua trupe revisaram toda a carreira com ênfase no último lançamento e apresentaram um novo integrante, o guitarrista Victor Franco.

Desde a abertura com “Try Harder”, passando por excelentes temas como “Wake Up” e “Reset The Game”, o Noturnall teve ótima resposta da platéia – sua mescla de power com elementos thrash metal executada com enorme competência funciona muito bem ao vivo.

Saíram ovacionados com a certeza de terem cumprido muito bem seu papel.

Formação:

Thiago Bianchi: vocal

Henrique Pucci: bateria

Saulo Xakol: baixo

Victor Franco: guitarra

Setlist:

Try Harder
No Turn At All
Fight The System
Cosmic Redemption
Wake Up
Reset The Game
Nocturnal Human Side

 

Com um pequeno atraso que se tornou praxe na turnê, a narrativa “Toltec 7 Arrival” começa a ser ouvida até uma inconfundível voz perguntar “Are You Ready, São Paulo?”, iniciando a apresentação com “Accident Of Birth”, faixa título de seu álbum de 1997, já levantando a platéia que cantou junto o refrão. “Abduction” e “Laughing In The Hiding Bush” mantém a euforia no ponto máximo.

O novo álbum começa a dar as caras com “Afterglow Of Ragnarok” e é interessante notar que, nesta parte do show, foram apresentadas as canções do “The Mandrake Project” intercaladas com duas do “The Chemical Wedding”.

Apesar do público estar familiarizado com o mais recente trabalho, a diferença na recepção fica evidente – além de ser o álbum mais lembrado no setlist, “The Chemical Wedding” foi a base do repertório de “Scream For Me Brazil” (1999). Então nos damos conta que, 25 anos após aquela turnê e da recuperação de um câncer na garganta, Bruce continua com sua poderosa voz intacta, além do carisma que faz com que a platéia responda a qualquer gesto seu com uma devoção ímpar.

Mesmo com a ausência de Roy Z – guitarrista que acompanha Bruce desde os tempos de “Balls To Picasso” (1994) – a banda atual é bem competente: Tanya O’Callaghan e Dave Moreno formam uma cozinha sólida e entrosada, Mistheria utiliza o teclado de forma bem interessante, quase um complemento para os guitarristas Philip Naslund e Chris Declercq que executam as canções de forma correta. Toda essa virtuose ficou bem evidente no cover do The Edgar Winter Group, a instrumental“Frankenstein”, onde aconteceram vários improvisos – inclusive do próprio Bruce que parecia estar se divertindo ao ‘tocar’ um theremin (instrumento musical controlado sem contato físico do músico).

“The Alchemist” abre a parte final do show de forma estupenda com a euforia da plateia atingindo o ápice com “Tears Of The Dragon”, canção de “Balls To Picasso” que foi um enorme sucesso aqui na época de seu lançamento, especialmente por conta da MTV que reprisava seu vídeo várias vezes ao dia e o encerramento é com “Darkside Of Aquarius”, outra que agita o público.

Voltam para o encore com a belíssima “Navigate The Seas Of The Sun” e encerram com duas excelentes canções de “The Chemical Wedding”: “Book Of Thel” e “The Tower” prometendo um breve retorno.

Bruce Dickinson já é praticamente de casa: com o Iron Maiden, palestrando em algum evento e agora com sua banda solo, ele sempre aparece para dar um alô para seus fãs brasileiros e entregar excelentes apresentações, como essa que acabamos de presenciar. E, parafraseando uma certa canção: “Oh Well, wherever / Wherever you are / Bruce gonna get you / No matter how far…”

 

Formação:

Bruce Dickinson: vocal

Philip Naslund: guitarra

Chris Declercq: guitarra

Tanya O’Callaghan: baixo

Dave Moreno: bateria

Mistheria: teclado

Setlist:

Accident Of Birth
Abduction
Laughing In The Hiding Bush
Afterglow Of Ragnarok
Chemical Wedding
Many Doors To Hell
Gates Of Urizen
Resurrection Men
Rain On The Graves
Frankenstein
The Alchemist
Tears Of The Dragon
Darkside Of Aquarius

Encore

Navigate The Seas Of The Sun
Book Of Thel
The Tower

 

Galeria do show