O Obituary já está cumprindo as datas de sua turnê pela América Latina, intitulada “Torn Apart Latin America 2026”, que tem foco principal comemorar os 35 anos do clássico álbum “Cause of Death”, o segundo da discografia da banda.

O giro pela parte latina da América começou na última quinta-feira, 5, quando a banda se apresentou na Cidade do México. No sábado, 7, foi a vez de San Jose, capital da Costa Rica, e a América do Sul já testemunhou o primeiro show do Obituary, que aconteceu em Bogotá, capital da Colômbia, no domingo, 8.
Ver essa foto no Instagram
Como a banda tem anunciado que trata-se da celebração dos 35 anos do álbum, que apagou as velinhas no dia 19 de setembro, é natural que o setlist seja composto pela maioria absoluta de músicas de “Cause of Death“, mas o show não se reaume ao álbum e ele não está sendo tocado na íntegra. Das nove músicas, sete foram as escolhidas, ficando de fora apenas “Find the Arise” e “Memories Remain“.
Dos onze álbuns lançados pelo Obituary até o presente momento, a banda escolheu seis álbuns em que pelo menos uma música é lembrada. Álbuns como “World Demise“, “Back From the Dead“, “Xecountier’s Return“, “Darkest Day” e “Inked in Blood”, estes três últimos lançados em sequência, entre os anos de 2007 e 2014, não tiveram faixas adicionadas nesta tour.
A abertura tem sido com a já tradicional instrumental “Redneck Stomp“, com mais três dos últimos dois álbuns, depois a sequência com sete músicas do “Cause of Death”, terminando com “I’m in Pain” e “Slowly We Rot“, dos dois primeiros álbuns. O show tem 13 músicas e aproximadamente uma hora de duração.
O Brasil será o país com a maior quantidade de datas desta turnê. Serão cinco apresentações, que terão início na primeira sexta-feira após o carnaval, dia 20 em Belo Horizonte, e terminando no dia 25, em Brasília. São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro receberão a banda, que antes tocará em Lima, depois fará três shows no Chile, um em Montevideo e mais um em Buenos Aires, entre os dias 10 e 18.
A última passagem do Obituary pelo Brasil foi em setembro de 2022, quando se apresentou nas cidades de Brasília, São Paulo e Limeira. O vocalista John Tardy já diase que a banda está trabalhando no álbum que irá suceder “Dying of Everything“, lançado em janeiro de 2023, pouco tempo depois desta última passagem pelo Brasil. A previsão é de que o álbum seja lançado em 2027.
O Obituary é formado pelos irmãos John e Donald Tardy, vocalista e baterista, respectivamente, os guitarristas Trevor Peres e Kenny Andrews, além do baixista Terry Butler. A formação está junta há 14 anos, sendo a mais longeva da história da banda. Confira abaixo o setlist adotado para esta tour:
- Redneck Stomp
- Sentence Day
- A Lesson in Vengeance
- The Wrong Day
- Infected
- Body Bag
- Dying
- Cause of Death
- Circle of the Tyrants
- Chopped in Half
- Turned Inside Out
- I’m in Pain
- Slowly We Rot