Memory Remains

Memory Remains: Sacred Reich – 30 anos de “Heal” e uma nova mudança de baterista

27 de fevereiro de 2026


Estamos vivendo a semana do Sacred Reich. Na última segunda-feira, falamos sobre o álbum “Independent“, e caso você tenha perdido, poderá clicar AQUI. O Memory Remains desta sexta-feira vai falar de “Heal“, lançado há 30 anos, em 27 de fevereiro de 1996.

Este foi o último álbum lançado pelo Sacred Reich antes da separação no ano de 2000. Foi também o último a contar com o guitarrista Jason Rainey, que mesmo tendo retomando à banda em 2006, não gravou mais nenhum material com seus colegas. Foi tambem o último álbum em mais de 20 anos, quando “Awakening” foi lançado, em 2019.

O álbum marca também o retorno da banda à Metal Blade, por onde os seus primeiros trabalhos foram lançados. E o retorno também aconteceu com o produtor Bill Metoyer, que havia produzido todos os álbuns anteriores, à exceção de “Independent“, o antecessor. Banda e produtor foram para o estúdio Vintage Recorders, em Phoenix, cidade natal dos integrantes, onde o disco foi gravado e mixado entre os meses de agosto e outubro de 1995.

A capa foi produzida por Max Aguilera, e a imagem que vimos, ele retirou de seu livro intitulado “O Sagrado Coração”. É um par de mãos vestidas com luvas cirúrgicas, segurando uma máquina que parece estar inserida dentro de um coração humano e que combina com o título do álbum, que significa “cura”, em português.

Antes do lançamento de “Heal“, os fãs puderam acompanhar um pouco do Sacred Reich, já que o selo Columbia lançou uma espécie de EP chamado “Nativity in Black: A Tribute to Black Sabbath Sampler“, que consiste em reedições das versões lançadas pelo Ugly Kid Joe e Sepultura no álbum “Nativity in Black”, do ano anterior, e uma versão para “Solitude“, feita pelo Cathedral. O Sacred Reich tocou “Sweet Leaf“.

Dando play na bolacha, temos 11 canções em breves 33 minutos, das quais, uma é instrumental e temos um cover inusitado para “Who Do You Want to Be?”, do Oingo Boingo e que ficou bem legal em uma versão Thrash Metal. Os destaques ficam por conta de músicas como “Blue Suit, Brown Shirt“, “Break Through“, “Don’t“, “Seen Through My Eyes” e “The Power of The Written Word“.

A receptividade ao álbum foi melhor do que o lançamento anterior da banda. Críticas positivas vieram da imprensa especializada e os fãs também tem uma atenção especial com nosso aniversariante, ainda que nem chegue perto do status que os dois primeiros álbuns têm entre os seus seguidores.

É de longe o álbum mais esquecido pela banda, quando se trata dos shows. Ainda que “Blue Suit Brown Shirt“, “Heal” e “Break Through” estejam no álbum ao vivo, “Still Ignorant“, lançado em 1997, elas foram apresentadas pouquíssimas vezes e a faixa-título não aparece em um show da banda desde 2023.

A banda caiu na estrada, mas não sem antes acontecer mais uma troca no posto de baterista: Dave McClain recebeu uma proposta para tocar no Machine Head e saiu. O baterista Chuck Fitzgerald assumiu em alguns shows da turnê, mas em 1997, Greg Hall acabou retornando ao Sacred Reich, de onde saiu definitivamente no ano de 2018. O álbum ao vivo “Still Ignorant” foi gravado com Greg nas baquetas.

Infelizmente a banda encerrou as atividades em 1999, mas voltou em 2006, onde se mantém ativa até os dias atuais. Neste retorno, apenas um álbum foi lançado, “Awakening“, em 2019, que contou mais uma vez com Dave McClain em lugar de Greg Hall. Hoje é dia de celebrar o mais novo trintão do Thrash Metal, enquanto aguardamos o lançamento de “Into the Abyss“, prometido para setembro deste ano e que vai marcar a estreia do baterista brasileiro Eduardo Baldo. Longa vida ao Sacred Reich.

Heal – Sacred Reich

Data de lançamento – 27/02/1996

Gravadora – Metal Blade

 

Faixas:

01 – Blue Suit, Brown Shirt

02 – Heal

03 – Break Through

04 – Low

05 – Don’t

06 – Jason’s Idea

07 – Ask Ed

08 – Who Do You Want to Be?

09 – Seen Through My Eyes

10 – I Don’t Care

11 – The Power of the Written Word

 

Formação:

  • Phil Rind – baixo/ vocal
  • Willey Arnett – guitarra
  • Jason Rainey – guitarra
  • Dave McClain – bateria