Resenha de Show

Epica faz grande apresentação em casa lotada em São Paulo

Carlos Pupo/Headbangers News

A banda holandesa Epica se apresentou neste sábado, 26 de Outubro de 2019, para 2.500 pessoas (capacidade máxima) da casa de shows Tropical Butantã, na zona oeste de São Paulo. O show faz parte da turnê comemorativa dos 10 anos de lançamento do disco “Design Your Universe” pela gravadora alemã Nuclear Blast.
O que se viu, foi uma verdadeira celebração para os fãs dos 17 anos de carreira do grupo, que se entregou de maneira fenomenal no palco e foi correspondido à altura pela plateia. Nem o calor da casa, citado pela vocalista Simone Simons, arrefeceu o ânimo dos presentes que cantaram entusiasmados os sucessos incluídos no setlist que durou quase 2 horas.
Aliás, Simone tem uma performance estarrecedora ao vivo, com direito a se enrolar na bandeira LGBT jogada por um fã. A mezzo-soprano é com certeza uma das vozes mais incríveis e marcantes do metal. Ela vagueia entre vocais suaves e as óperas se entregando com um sinceridade e força que poucas vocalistas podem reunir.
Para quem não conhece o grupo, seu som é fortemente baseado na orquestração com o vocal feminino alternando com os guturais de Mark Jansen. Não é o tipo de música que eu ouço geralmente em minha playlist, mas tocada ao vivo, realmente impressiona. A abordagem vocal combina perfeitamente com a excelente técnica de seus músicos (Até o segurança ao meu lado estava balançando a cabeça no ritmo da banda).
Além das músicas do álbum “Design Your Universe”, o setlist apresentou músicas dos discos “Consign to Oblivion”, “The Quantum Enigma”, “The Phantom Agony”, “The Divine Conspiracy” e “The Holographic Principle”.
Creio que a satisfação pela performance era evidente nos rostos de cada um dos presentes após o término do show. Agora é a plateia do Rio de Janeiro que aguarda ansiosa esta banda que se firma como um dos mais importantes nomes do metal sinfônico da atualidade.

Formação:
Simone Simons (vocal)
Mark Jansen (guitarra/vocal)
Coen Janssen (synth/piano)
Ariën van Weesenbeek (bateria/vocal)
Isaac Delahaye (guitarra)
Rob van der Loo (baixo)

Setlist:
Samadhi
Resign To Surrender
Unleashed
Martyr Of The Free Word
Our Destiny
Kingdom Of Heaven
Quietus
In All Conscience
The Price of Freedom
Burn To A Cinder
Tides Of Time
Deconstruct / Semblance of Liberty
Cry For The Moon
Design Your Universe
Sancta Terra
Beyond the Matrix
Consign to Oblivion


Tropical Butantã

Data: 26/10/19

Horário: 20h

Av. Valdemar Ferreira, 93 - Butantã