Shows

70 mil pessoas lotam o Morumbi para ver o Metallica

70 mil pessoas lotam o Morumbi para ver o Metallica

11 de maio de 2022


MRossi (@mrossifoto)

O Metallica ficou cinco anos sem tocar na capital paulista, a última vez foi no Lollapalooza 2017, mas quando retornou com sua turnê ‘WorldWired’, foi em grande estilo. Com direito a cinco telões enormes, diversos efeitos de iluminação, show de fogos de artifício e tudo que o palco completo de uma das maiores bandas de metal em atividade no planeta pode proporcionar. Juntamente com as excelentes e talentosas Greta Van Fleet e Ego Kill Talent, incumbidas do aquecimento da galera, o entretenimento foi abundante.
Após um longo e tenebroso período sem shows por causa da pandemia, o público parecia faminto e desesperado por uma experiência destas. Os senhores de “meia-idade”, categoria a qual também me incluo, encararam até os mosh pits que segundo rumores seriam “proibidos”. A galera toda parece que mandou a recomendação ou suposta ordem às favas e realmente preferiu vivenciar algo catártico.
O setlist ajudou muito neste clima de frenesi, estavam ali faixas realmente pesadas, aceleradas e muitas das preferidas do público headbanger como Whiplash, Ride the Lightning, Fuel e Seek & Destroy. Só pra citar a sequência destruidora das 4 primeiras músicas.
A partir daí, o grupo segue o show em modo de “velocidade de cruzeiro” em que já tem seu público nas mãos e vai só administrando a conquista dos corações e mentes das 70 mil pessoas presentes no estádio do Morumbi. Aliás, James até fez piada com o episódio ocorrido no show anterior em Curitiba: “Então, se você for ter um bebê, vai nessa, tem um lugar ali do lado”.
Foi um show perfeito em sua execução do início ao fim, a única ausência notada foi da música ‘The Unforgiven’, praticamente um hino da banda. Mas para um grupo tão longevo e que muda seu setlist constantemente, isto é plenamente compreensível.
Aqui cabe uma reflexão muito interessante. Qual será o próximo passo destes veteranos? Parece que estão no topo e não querem descer do Olimpo de jeito nenhum, planos de aposentadoria aparentam ser remotos. Aguardemos por próximos capítulos e um possível novo álbum desta banda que é uma das mais bem sucedidas comercialmente na indústria fonográfica.

*Crédito das Fotos: MRossi (@mrossifoto)

Galeria de Fotos

Setlist

1.Whiplash
2.Ride the Lightning
3.Fuel
4.Seek & Destroy
5.Holier Than Thou
6.One
7.Sad but True
8.Dirty Window
9.No Leaf Clover
10.For Whom the Bell Tolls
11.Creeping Death
12.Welcome Home (Sanitarium)
13.Master of Puppets
14.Spit Out the Bone
15.Nothing Else Matters
16.Enter Sandman

Estádio do Morumbi

Data: 10/05/22

Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1 - Morumbi