Shows

Watain e Abbath: fechando o verão europeu com muito Black Metal

Watain e Abbath: fechando o verão europeu com muito Black Metal

26 de setembro de 2022


Jéssica Marinho

O último dia do verão europeu ficou marcado pela Chariots Of Fire Tour, que reuniu na noite do dia 22 de Setembro as bandas Watain, Abbath, Tribulation e Bølzer.

Trazidos pela Amazing Events, as bandas trouxeram para o Lisboa Ao Vivo, uma das melhores casas de shows alternativos de Lisboa, muito metal e potência que só a experiência de nomes tão importantes conseguem evocar.

Com pouco menos de uma hora de show, a banda suíça Bølzer deu início à noite que celebrava a chegada do equinócio de outono. Às 19h40 Tribulation, também da Suécia, como Watain, subiu ao palco e tocou faixas de álbuns mais antigos, como “Melancholia”, do disco The Children of the Night, de 2015, mas o foco principal do setlist ficou nas produções mais recentes como as faixas “In Remembrance”, “Leviathans” e “Funeral Pyre”, do disco Where the Gloom Becomes Sound, lançado no ano passado. A banda também apresentou ao público a o seu mais novo single, “Hamartia”, lançado há poucos dias antes do show em Lisboa.

Após aproximadamente uma hora de concerto subiu ao palco os noruegueses do Abbath que, além de possuirem um dos corpse paints mais emblemáticos do Black Metal, carregam uma presença de palco memorável. O vocalista Olve Eikemo (também conhecido como Abbath Doom Occulta), além de segurar impressionantes vocais nas apresentações ao vivo, interage bastante com o público. A primeira faixa tocada foi a clássica “Winter Bane”, presente no autointitulado álbum de estreia da banda, mas a grande maioria das músicas autorais apresentadas no show vieram do último disco Dread River, lançado em Março deste ano. Foram tocadas as faixas “Dead Reaver”, “Acid Haze” e “Dream Cull”.

Jéssica Marinho

Além das próprias faixas, Abbath, como esperado, também trouxe à Lisboa covers de hits da banda Immortal, fundada por Olve nos anos 90 (junto com Demonaz). Os covers foram das faixas “Beyond the North Waves”, “In My Kingdon Cold”, “Tyrants” e “Withstand the Fall of Time”.

O último show da noite, iniciado às 22h20, foi dos suecos Watain, que já começaram a apresentação em alto nível tocando “Ecstasies in Night Infitine”, primeira (e brutal) faixa do novo disco da banda, The Agony & Ecstasy of Watain”, lançado também este ano.

Mais músicas do novo disco foram tocadas no show em Lisboa, como “Serimosa”, “The Howling” e “Before the Cataclysm”, contudo faixas de outros álbuns não foram esquecidas, como “Malfeitor”, do álbum de 2010 Lawless Darkness e “I Am the Earth”, do disco Casus Luciferi, gravado em 2003. Quem acompanha a banda desde o primeiro álbum teve o prazer de desfrutar a versão ao vivo de “Angelrape”, faixa presente no disco Rabid Death’s Curse, gravado em 2000.

A Amazing Events orgulha-se de apresentar em Portugal a Chariots Of Fire Tour, que reúne no dia 22 de Setembro no LAV – Lisboa ao Vivo , as bandas WATAIN e ABBATH com duas bandas como convidados especiais os Tribulation e os BØLZER!

LAV - Lisboa Ao Vivo

Data: 22/09/22

Horário: 19h30

Av. Mar. Gomes da Costa 29 B1, 1800-255